Principais Papéis negociados no mercado de capitais 3

3) Depositary Receipts
As empresas brasileiras podem captar recursos no mercado internacional mediante o lançamento de recibos de depósitos lastreados em ações ordinárias. São denominados de  DRs – Depositary Receipts, conhecidos também por ADR, quando lançados no mercado dos Estados Unidos, e por IDR ou GDR, quando negociados em outros países.
As ações que lastreiam essas operações são custodiadas em uma instituição financeira custodiante (Banco Custodiante), responsável por manter a guarda dos títulos, e o IDR/DR é emitido, com base nesse lastro de ações, por um Banco Emissor.
Em essência, os DRs traz diversos benefícios às empresas, citando-se principalmente a possibilidade de a sociedade ter suas ações conhecidas e negociadas em outro país. Para os investidores, esse papel é uma oportunidade de adquirir ações de empresas estrangeiras, ajustadas a certas garantias do mercado de negociação.
As empresas listadas em bolsas internacionais ganham maior visibilidade no mercado, reconhecendo todos os benefícios que poderão daí surgir.
As empresas brasileiras, para serem listadas na bolsa de valores dos EUA, devem passar pelas rígidas regras do mercado de capitais americano, demonstrando bons fundamentos de desempenho econômico e financeiro, maior transparência das informações e respeito amplo aos direitos dos acionistas.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem