A Segunda Camada do Bitcoin: Construindo o Futuro do Web3

O Bitcoin, amplamente reconhecido como o maior e mais conhecido blockchain, é comumente associado a ser ouro digital ou uma rede de pagamento global. No entanto, ao longo da última década, a narrativa em torno do Bitcoin tem evoluído.

Atualmente, o ecossistema do Bitcoin está passando por uma rápida expansão, com desenvolvedores recorrendo aos blockchains de camada 1, como o Bitcoin, como base para uma rede maior de aplicativos descentralizados e outras tecnologias Web3.

Neste artigo, exploraremos o conceito da camada 1 do Bitcoin, suas camadas adicionais e a evolução da rede como um ecossistema em crescimento.

Porque o ecossistema do Bitcoin é tão inovador?

Nos últimos anos, pesquisas e desenvolvimentos inovadores trouxeram atenção para a potencial programabilidade do Bitcoin. Enquanto a maioria dos blockchains de camada 1, como Ethereum e Solana, foram projetados especificamente para desenvolver contratos inteligentes e aplicativos, o Bitcoin foi originalmente criado como uma plataforma de pagamento ponto a ponto resistente à censura e não destinado a hospedar aplicativos em sua rede principal.

No entanto, inovações recentes na tecnologia do Bitcoin têm cultivado uma comunidade substancial de desenvolvedores dedicados a construir sobre a rede. Além disso, a dominância do Bitcoin em capitalização de mercado, infraestrutura de mineração, segurança de blockchain e adoção mainstream o posiciona para integrar-se perfeitamente a diversos casos de uso no ecossistema Web3.

A intenção original não significa que a base não possa servir como uma base robusta para soluções em camadas. A construção sobre o Bitcoin está se mostrando a forma mais segura de lançar contratos inteligentes e aplicativos descentralizados.

Entendendo e Utilizando a Camada 1 do Bitcoin

A camada 1 do Bitcoin (também conhecida como mainchain ou camada base) é o núcleo da rede. Ela inclui o livro-razão distribuído, nós de rede e seu mecanismo de consenso Proof-of-Work (PoW).

A camada 1 valida e finaliza todas as transações na cadeia e as adiciona a novos blocos criados aproximadamente a cada 10 minutos. Tecnicamente, o protocolo principal do Bitcoin é notavelmente simples, caracterizado por sua linguagem de script limitada, programação finita e taxa de transferência mínima. Evitar a complexidade é, na verdade, a maior força do Bitcoin, e sua simplicidade é o motivo pelo qual ele permanece um blockchain de camada 1 estável, seguro e descentralizado.

Desde sua criação, o Bitcoin passou por modificações mínimas em seu protocolo, com praticamente nenhuma interrupção na rede. Ele continuamente demonstrou integridade e durabilidade, o que é uma das razões pelas quais continua sendo líder no cenário das criptomoedas.

Além disso, o Bitcoin é o blockchain mais robusto devido ao seu sólido orçamento de segurança. Notavelmente, o Bitcoin é resistente a ataques como o ataque de 51%.

A possibilidade de uma única entidade obter controle de mais de 50% do poder de hash do Bitcoin é praticamente impossível devido ao tamanho e descentralização da rede. Existem vários mineradores e pools de mineração localizados em todo o mundo, sem nenhuma entidade controlando a maioria do poder de mineração da rede.

Ao dedicar recursos significativos para proteger a rede, os mineradores e outros participantes da rede dificultam o comprometimento do blockchain do Bitcoin por agentes maliciosos. Embora teoricamente possível, um ataque de 51% à rede Bitcoin exigiria uma quantidade significativa de recursos e coordenação, tornando seu sucesso altamente improvável.

Esse é um dos principais fatores que contribuíram para o sucesso e a ampla adoção do Bitcoin como uma moeda digital descentralizada e um ecossistema em crescimento.

O que são Camadas Bitcoin?

As camadas Bitcoin são soluções construídas sobre o Bitcoin para aumentar a programabilidade e escalabilidade da rede.

Assim como outros blockchains, nem todas as soluções podem ser implementadas na camada 1 do Bitcoin. Portanto, camadas adicionais podem ser adicionadas no topo da camada 1 para aumentar a praticidade das transações de Bitcoin e a funcionalidade da rede.

Nem todas as camadas Bitcoin são construídas da mesma forma. Existem várias maneiras diferentes de conectar uma camada ao Bitcoin, como sidechains, cadeias mineradas por mesclagem, cadeias de prova de participação, camada 2 ou até mesmo outra camada 1. No entanto, todas as camadas têm um objetivo comum: conduzir transações off-chain para escalar a rede do Bitcoin.

Alguns dos recursos adicionais que uma camada Bitcoin pode introduzir na rede incluem:

Programabilidade de contratos inteligentes
Maior velocidade de transferência
Menores custos
Emissão de ativos
Medidas adicionais de privacidade

As camadas do Bitcoin são a base para a construção em cima do Bitcoin e o desenvolvimento de aplicativos descentralizados de Bitcoin (dApps).

Atualmente, existem centenas de aplicativos descentralizados sendo construídos na rede Bitcoin. Seu ecossistema Web3 está se expandindo rapidamente e abrange diversos nichos, incluindo finanças, colecionáveis, plataformas sociais, jogos, seguros, gerenciamento de identidade, logística, análise de dados e muito mais.

Ao construir sobre o Bitcoin, cada camada e aplicativo subsequente se beneficia diretamente da segurança, capital e rede do Bitcoin.

Exemplos de Soluções em Camadas do Bitcoin

Embora as tentativas de adicionar maior funcionalidade ao Bitcoin tenham começado já em 2012, os avanços mais significativos foram feitos desde 2018.

Cada camada tem sua maneira única de interagir com o Bitcoin e proteger seu protocolo.

Aqui estão algumas das principais camadas sobre o Bitcoin e seus casos de uso distintos:

1. Rede Lightning
A Lightning Network é uma solução de camada 2 que possibilita micropagamentos eficientes no Bitcoin. O protocolo permite canais peer-to-peer para usuários varejistas e institucionais. Pagamentos em Bitcoin podem ser enviados instantaneamente, local ou internacionalmente, com taxas quase insignificantes.

A Lightning utiliza contratos inteligentes para criar canais off-chain e um registro remoto para rastrear os pagamentos. Uma vez que o canal é encerrado, as transações são consolidadas e enviadas para o blockchain subjacente, o Bitcoin. Completar pequenos pagamentos com a Lightning Network aumenta significativamente a velocidade das transações, reduz as taxas de transação e torna o Bitcoin exponencialmente escalável.

Ativo Nativo da Rede Lightning: Lightning Bitcoin (BTC)
Casos de Uso da Lightning Network: Micropagamentos, Jogos
Aplicativos para a Lightning Network: Strike, BlueWallet, BottlePay

2. Rede Liquid
A camada Liquid Network traz a emissão de ativos para o Bitcoin, permitindo que os usuários criem e transacionem com stablecoins, tokens de segurança e NFTs. A Liquid também aumenta rapidamente a taxa de transferência de transações do Bitcoin, com um tempo de bloco de um minuto e finalização de dois blocos. As transações e os tipos de ativos na Liquid são mais confidenciais do que na camada base do Bitcoin, tornando seu conteúdo invisível para qualquer visualizador de terceiros.

Ativo Nativo da Rede Liquid: Bitcoin Líquido (L-BTC)
Casos de Uso da Rede Liquid: Emissão de Ativos, Transações Privadas
Aplicativos Construídos na Rede Liquid: Hodl Hodl, SideSwap

3. RSK (Rootstock)
A RSK, também conhecida como Rootstock, é uma camada que traz contratos inteligentes compatíveis com a Máquina Virtual Ethereum (EVM) para o Bitcoin. Por meio da Máquina Virtual RSK (RVM), os desenvolvedores podem transferir contratos Ethereum para o Bitcoin. As velocidades de transação são consideravelmente aumentadas na RSK, com um tempo médio de bloco de cerca de 30 segundos. A RSK então protege os blocos utilizando o poder de hash do Bitcoin por meio de um processo chamado "mineração mesclada".

Ativo Nativo da RSK: Smart Bitcoin (RBTC)
Casos de Uso da RSK: DeFi, Insights de Dados
Aplicativos Construídos na Camada RSK: Sovryn, RIF, Money on Chain

Nota Importante: Liquid e RSK são frequentemente referidos como sidechains do Bitcoin, o que significa que operam em paralelo com o protocolo da camada base do Bitcoin. Seus ativos nativos (L-BTC e RBTC) estão vinculados na proporção de 1:1 ao BTC. Portanto, a quantidade de L-BTC e RBTC sempre corresponde verificavelmente à quantidade de BTC bloqueada na cadeia principal do Bitcoin.

Stacks
O Stacks é uma camada de programação que traz contratos inteligentes totalmente expressivos para o Bitcoin. A blockchain do Stacks opera com Bitcoin de maneira ligeiramente diferente das outras camadas. Primeiro, o Stacks tem seu próprio mecanismo de consenso, o Proof-of-Transfer, para minerar blocos. Esse algoritmo de mineração garante que o histórico de todos os blocos já produzidos pelo Stacks seja liquidado em Bitcoin. O protocolo também usa uma linguagem de contrato inteligente chamada Clarity para criar aplicativos descentralizados. O Clarity permite que o Stacks leia o estado do Bitcoin e inclua lógica baseada em Bitcoin em seus contratos inteligentes, o que é inatingível por qualquer outra camada.

Recurso Nativo do Stacks: Token de Stacks (STX)
Casos de Uso do Stacks: DeFi, NFTs, Sistemas de Nomenclatura Blockchain
Aplicativos Criados na Camada de Stacks: Arkadiko, Alex, Stackswap

A Fundação para Construir no Bitcoin
O aspecto mais crítico de qualquer aplicativo descentralizado é ter uma infraestrutura sólida para construir.

Sem uma base sólida, um aplicativo descentralizado precisa se preocupar constantemente com o tempo de inatividade da rede, violações de segurança e outros problemas que podem prejudicar o sucesso de longo prazo do aplicativo.

A blockchain do Bitcoin é otimizada para descentralização, estabilidade e segurança, tornando-a uma base robusta para a construção de camadas e aplicativos descentralizados.

Se o Bitcoin deseja se tornar uma moeda global e liberar seu verdadeiro potencial como ecossistema, deve aumentar sua produtividade por meio de soluções em camadas.

Seja a Lightning, Liquid, RSK, Stacks ou outra plataforma emergente, cada camada traz soluções valiosas de escalabilidade e programabilidade para o ecossistema Bitcoin em expansão.

O Bitcoin continuará crescendo e ganhando adoção como moeda digital. Da mesma forma, o Bitcoin continuará se expandindo como uma plataforma para o futuro das finanças, mídias sociais e muito mais. Com o surgimento das camadas Bitcoin, mais usuários poderão aproveitar o potencial futuro do Web3 e seus benefícios.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem