Marketing de afiliados para iniciantes: Guia completo para uma estratégia de sucesso

 

Todos os dias, você provavelmente se depara com um site que anuncia um produto ou serviço de outra empresa. Talvez seja porque é tão bom que merece ser compartilhado, mas na maioria das vezes é por causa do marketing de afiliados.

O marketing de afiliados é uma ótima maneira de gerar um novo fluxo de receita para seu site, blog ou canal de mídia social. A ideia por trás disso é divulgar produtos de outras pessoas, ganhando uma comissão se as pessoas realmente comprarem o produto graças a sua divulgação.

Há muito dinheiro a ser ganho com o marketing de afiliados e muitos programas por aí para ajudá-lo a fazer isso. Neste artigo, vamos começar com o básico do marketing de afiliados e construir para que você possa começar em sua carreira de afiliado:

* O que é marketing de afiliados?

* Como funciona o marketing de afiliados?

* Quais empresas são melhores para o marketing de afiliados?

* Como me tornar um comerciante afiliado?

* Quais são os melhores canais de marketing de afiliados?

* Quanto ganham os afiliados de marketing para iniciantes?

* Quais são bons exemplos de marketing de afiliados?

* Tendências de marketing de afiliados

* Dicas de marketing de afiliados para iniciantes

Então vamos começar…


O que é marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é uma maneira de sua empresa, site ou blog ganhar dinheiro promovendo o produto ou serviço de outra empresa.

Quando um visitante da Web clica em um link rastreável, ele é direcionado para uma página de destino ou site de terceiros. Se eles agirem, você, como parceiro afiliado, receberá uma comissão com base nesse clique, lead ou venda.

Como funciona o marketing de afiliados?

Portanto, o marketing de afiliados pode ser visto como um processo de compartilhar a criação de um produto, e fazer o marketing desses produtos através de diferentes partes, onde cada parte recebe uma parcela da renda, de acordo com a sua contribuição.

Na maioria dos programas de afiliados, existem partes interessadas envolvidas que você precisa considerar no processo, que incluem:
  • O anunciante: A marca ou empresa que deseja vender um produto ou serviço.
  • O afiliado ou editor : o site que direciona o tráfego para o site do anunciante.
  • A rede de afiliados: Em termos simples, este é o software que rastreia o tráfego e as vendas.
  • O consumidor: A pessoa que visita o site do afiliado, clica em um link ou banner e compra o produto do anunciante.
*Você pode dizer afiliado ou editor ao falar sobre o site que direciona o tráfego para o site de um anunciante.

O marketing de afiliados é um processo simples, mas há várias etapas envolvidas. O ciclo descrito na imagem abaixo mostra a jornada que um programa de afiliados faz de um usuário clicando no link em seu site para receber comissão paga.

O elemento mais importante de qualquer programa de afiliados é o link usado para rastrear a atividade. Você precisa garantir que seu link seja rastreável e identificável para garantir que você seja pago no final da transação. Uma planilha para acompanhar todos os seus links ou UTMs (um trecho de código anexado a um link) é essencial para ajudá-lo a medir o desempenho e monitorar a receita.

Participar de um programa de afiliados pode oferecer vantagens, como um painel para registrar todas as atividades, análises, recursos criativos para exibir, além de acesso a novos conteúdos e ofertas especiais para seu público.

Existem muitos programas por aí, mas queremos nos concentrar nos principais programas de marketing de afiliados que podem ajudá-lo a gerar receita. 


Alguns deles são:

Associados da Amazon

Como um dos maiores sites e de maior sucesso, todos os produtos que você pode imaginar estão disponíveis na Amazon, facilitando a vinculação ao seu conteúdo. Como funciona o Programa de Associados? Você compartilha produtos e programas disponíveis na Amazon com seu público por meio de ferramentas de criação de links personalizados e ganha dinheiro sobre compras qualificadas e ações dos clientes, como participação em um programa de avaliação gratuito.

O Associados Amazon é um programa de marketing de afiliados que permite obter renda extra na Internet. Com ele, donos de sites e influenciadores podem ganhar comissões de até 15% pela venda de produtos como livros, roupas e eletrônicos adquiridos na Amazon a partir de anúncios especiais em suas páginas. Sua adesão é simples e gratuita.

Shopify

Com quase 2 milhões de lojistas em todas as categorias, Shopify oferece ótimas oportunidades para afiliados. Ele fornece tudo o que você precisa para configurar (ferramentas de gerenciamento, análises, pagamentos, etc.). O Programa de Afiliados da Shopify inclui empresários, educadores, influenciadores e criadores de conteúdo que inspiram e ensinam o público sobre empreendedorismo com a Shopify. O programa é gratuito e permite que você gere receita com seu público e ganhe comissões por cada nova indicação de lojista para a Shopify.

Hotmart

Um Afiliado é alguém que irá indicar/promover produtos de outras pessoas, os produtores, e receber comissões pelas vendas por estes realizadas. Na Hotmart, você pode se cadastrar como Afiliado gratuitamente e escolher entre milhares de produtos digitais de nichos variados para começar a divulgar na internet.

Atualmente, na Hotmart, é possível comercializar variados tipos de conteúdo digital:

- Ebooks em PDF ou EPUB;
- Documentos diversos (.doc, .rtf), audiobooks, podcasts e músicas (mp3, wma);
- Videoaulas;
- Palestras e screencasts (MPEG, FLV, MOV, WMV);
- Software (.exe, .msi);
- Imagens;
- Scripts e quaisquer outros formatos de arquivo que possam ser baixados pela internet.


Vantagens de ser um Afiliado na Hotmart

- Você não precisa ter um produto próprio para começar a vender;

- Você não precisa ter um site de antemão (apesar de ser altamente recomendável), podendo divulgar o produto em outros meios como redes sociais ou blogs, por exemplo;

- Todas as comissões de vendas são processadas automaticamente pela Hotmart, no momento da venda, portanto, exceto nos casos previstos nos Termos de Uso, não há risco de você não receber a comissão por uma venda realizada;

- Afiliados podem escolher entre milhares de produtos, de diferentes nichos, para se afiliar e, dependendo do produto, podem ganhar até mais de R$100 por venda realizada.

Como me tornar um comerciante afiliado?

Embora você possa criar seu próprio software de rastreamento específico, provavelmente não é a maneira mais fácil de começar. A melhor maneira de configurar um programa é passar por uma rede de afiliados como uma das mencionadas acima.

Como decidir sobre uma rede de afiliados

A primeira coisa a fazer é escolher a melhor rede para você. Existem algumas perguntas a serem levados em consideração, como:

Que comissão eles pagam e como ela é estruturada?

Com quais empresas e categorias eles trabalham?

Que tipo de sistemas eles têm e fornecem recursos criativos ou análises?

Qual é o processo de aprovação para participar?

Como ou quando eles pagam comissões?

Vale a pena ser minucioso nesta fase, pois ajudará a adequar uma rede às suas necessidades e criar uma parceria de sucesso. Você também não precisa se ater a um programa, considere alguns para ver quais são os resultados.

O que acontece quando você decide sobre uma rede de afiliados?

Depois de escolher a rede, você precisa abrir uma conta e configurar os termos para afiliados. Na maioria dos casos, seu gerente de conta da rede de afiliados ajudará com isso.

Os termos de um programa de afiliados incluem coisas como comissões pagas por vendas, tipos de vendas considerados válidos para comissões, taxas diferentes para produtos diferentes, diretrizes da sua marca e se os afiliados podem usar o termo da sua marca em publicidade Pay Per Click (PPC). para direcionar tráfego para pessoas que procuram sua marca.

Como posso ser aprovado para programas de afiliados?

Cada programa de afiliados tem critérios de aprovação diferentes. Por exemplo, Shopify exige que você tenha um site ativo, um público estabelecido e crie conteúdo original, enquanto o ClickBank não possui critérios para participar.

Seja qual for a plataforma que você escolher, a melhor maneira de começar é ser profissional e parecer um ativo atraente para a rede de afiliados e seus comerciantes. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a ser aprovado:

Certifique-se de que seu site esteja atualizado e ativo

Crie conteúdo original focado em um tópico específico, por exemplo, moda, comida, fitness, tecnologia

Otimize seu conteúdo para SEO

Mostre engajamento com seu público por meio de comentários ou curtidas

Certifique-se de ter canais direcionando tráfego para seu site (mídias sociais, backlinks etc.)

Como posso iniciar o marketing de afiliados sem dinheiro?

Embora ter um site de sucesso que gere receita de afiliados seja o objetivo final, você não precisa começar por aí. Se o dinheiro for um problema, use seus canais de mídia social para compartilhar links de afiliados.

Você pode incluir links de afiliados em suas postagens de mídia social para direcionar o tráfego para produtos específicos. Você também pode criar vídeos que mostrem produtos e incluam os links na descrição para que as pessoas revisem e comprem. Leia nosso blog se precisar de ajuda para escolher os melhores canais de mídia social para o seu negócio.


Quais são os melhores canais de marketing de afiliados?

Existem muitos canais de marketing que você pode usar para o marketing de afiliados. Além disso, você não precisa se limitar a apenas um, aumente seu potencial de receita incluindo links de afiliados em seus canais.

No entanto, use o julgamento em suas comunicações para evitar se tornar um criador de conteúdo com spam, pois isso afastará as pessoas. Vejamos os melhores canais de marketing de afiliados para impulsionar as vendas.

Use sites e/ou blogs para marketing de afiliados

Uma das melhores maneiras de capitalizar seu marketing de afiliados é hospedar um site ou escrever um blog regular. Você pode criar conteúdo original que atraia as pessoas para o seu site e, esperançosamente, direcione as pessoas para sites de terceiros dos quais você pode gerar receita.

Se você ainda não tem um blog, considere começar um. É uma ótima maneira de mostrar sua personalidade e direcionar as pessoas para seu site de outros canais, como mídias sociais. Alguns dos conteúdos de maior sucesso para impulsionar as vendas de afiliados são as análises de produtos, especialmente no setor de serviços financeiros e viagens.

Você também pode apresentar uma 'escolha da semana' em seu site que analisa um produto que chama sua atenção. Idealmente, um visitante verá algo em que está interessado, o que leva a uma venda para o anunciante e um pagamento de comissão para você como o afiliado que empurrou o consumidor pelo funil.

Use as mídias sociais para o marketing de afiliados

Como mencionado acima, você pode começar pequeno como afiliado e a mídia social é um ótimo lugar para aprender e experimentar.

O Facebook é uma ótima plataforma para começar, pois é um dos maiores canais e você pode segmentar facilmente pessoas com interesses de nicho por meio do Facebook Watch ou do Facebook Live. Dê uma olhada no seu feed do Facebook hoje e você encontrará usuários revisando ou promovendo produtos que incluem links de afiliados.

Configurar um canal no YouTube também é uma ótima maneira de construir sua presença online e fornecer conteúdo valioso para um público. Há muitas maneiras de aumentar seu público no YouTube, então seja criativo e experimente vídeos diferentes para ver o que funciona para você, incluindo links de afiliados ao longo do caminho para monetizar seus esforços

O Instagram é outra plataforma configurada para marketing de afiliados. Com o programa de afiliados do Instagram, a rede social facilita o início e a seleção de produtos e o rastreamento é fácil por meio de sua plataforma.


Use e-mail para marketing de afiliados

O e-mail é uma ótima maneira de se comunicar com seu público e impulsionar as vendas. Com os dados primários agora se tornando mais importantes graças ao fim dos cookies de terceiros, o e-mail é uma parte crucial da sua estratégia de marketing de afiliados.

Se você tiver um boletim informativo, use-o para incluir links que direcionarão seu público para sites de comerciantes. Você também pode enviar e-mails únicos para apresentar ofertas especiais ou limitadas às quais você tem acesso como afiliado. Apenas certifique-se de fornecer conteúdo em que seus assinantes optaram e no qual estarão interessados.

Se você não tem uma estratégia de e-mail marketing, pense em criar uma, pois é uma maneira fantástica de se envolver com seu público.

Use microsites para marketing de afiliados

Microsites são uma ótima maneira de abordar um nicho de mercado. Eles oferecem uma maneira de conversar com um público específico e agregam valor de uma maneira que seu site mais genérico pode não conseguir.

Microsites são comumente usados por instituições de caridade para promover uma campanha ou evento.

Seu microsite não precisa ser tão sofisticado ou complicado, mas apenas mostra o quão eficaz ele pode ser se você quiser capturar a atenção de um público-alvo.


Dicas de marketing de afiliados para iniciantes

Agora que você conhece o básico do marketing de afiliados e alguns ótimos exemplos, vamos dar uma olhada em algumas dicas simples para você começar:

1) Recomende produtos que você conhece

A melhor maneira de se tornar um afiliado de sucesso é ganhar a confiança do seu público. Portanto, recomende apenas produtos que você conhece e conhece. Idealmente, você deve experimentar um produto ou serviço antes de recomendá-lo e dar um feedback honesto. O que você não quer é que um visitante volte para você com uma reclamação que você não pode responder honestamente.

2) Recomende produtos alinhados com sua marca

As pessoas visitarão seu site porque você tem experiência em uma área específica. Seja café, tricô ou inteligência artificial (IA), os produtos que você recomenda devem ser relevantes e alinhados ao seu conteúdo. Permaneça na mensagem para construir sua marca pessoal, aderindo ao que você é bom, pois isso valerá a pena a longo prazo.

3) Promova vários produtos

Não conte apenas com um comerciante ou marca quando começar. Como iniciante, você precisa testar produtos para ver o que ressoa e, às vezes, não é o que pode parecer óbvio para você. Mantenha os produtos alinhados à sua marca, mas experimente e seja criativo experimentando vários produtos ao mesmo tempo.

4) Teste e otimize suas taxas de conversão

Fique de olho nas taxas de conversão da sua página de destino e do blog. Digamos que sua taxa de conversão seja de 2% e você receba 2.500 visitas por mês, o que equivale a 100 referências. Para obter o dobro dessa taxa de conversão, você precisa atrair mais 2.500 visitantes. Mas há uma maneira mais fácil.

Observe a otimização da taxa de conversão melhorando suas páginas de destino, a velocidade de carregamento, testando uma nova frase de chamariz ou trocando recursos visuais para torná-la mais envolvente. É incrível o que alguns ajustes podem fazer para melhorar suas taxas de conversão e a receita resultante.

5) Produza conteúdo valioso

Pode parecer óbvio, mas você precisa criar conteúdo original e envolvente para levar as pessoas ao seu site ou blog em primeiro lugar. Não apenas refaça o trabalho de outra pessoa ou reutilize um blog de outro site. As pessoas querem conteúdo exclusivo.

Além disso, pense em outros tipos de conteúdo. Que tal um infográfico ou ebook para direcionar tráfego e capturar dados de clientes? Ou você poderia criar um vídeo simples sem contratar um profissional para o YouTube ou TikTok?

6) Considere parcerias

Direcionar o tráfego para seu site ou mídia social pode ser um trabalho árduo, então faça conexões com outros afiliados para ajudar uns aos outros. Se você estiver no mesmo setor, poderá trocar dicas ou compartilhar o conteúdo um do outro incluindo links ou compartilhando novamente postagens sociais.

Você também pode considerar blogs de convidados tanto no seu site quanto no de outras pessoas para direcionar backlinks e tráfego. Cada pouquinho ajuda quando se trata de marketing de afiliados e fazer amigos na indústria pode ajudá-lo, especialmente no início.

7) Aprenda os conceitos básicos de marketing digital

Para obter o máximo de suas atividades de marketing digital e carreira de marketing de afiliados, você precisa entender os fundamentos.

Não basta apenas postar vídeos nas redes sociais ou iniciar um blog. O que faz um ótimo conteúdo e como você mede isso? Como você analisa seus dados para obter resultados significativos que o ajudarão a gerar conversões?

A resposta? Aprenda novas habilidades e aprimore novas com um curso de marketing digital curto ou longo que fornecerá as informações e o conhecimento mais atualizados para ter sucesso.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem