8 maneiras de alcançar a liberdade financeira

A liberdade financeira é uma condição a que muitas pessoas aspiram. Muitos conseguiram, e muitos não. Claro, fazer isso requer sacrifício e esforço. O velho ditado "Plantar hoje, pra colher depois" pode ser a frase certa para representar essa noção de liberdade financeira.

O que é a verdadeira liberdade financeira e como alcançá-la?  



O que é liberdade financeira?

A liberdade financeira é a condição em que uma pessoa pode satisfazer suas necessidades sem ter que trabalhar mais e depender dos outros. É justo dizer que as pessoas com liberdade financeira já possuem ativos suficientes e até se esforçam para crescer, para suprir suas necessidades do dia-a-dia. Além disso, as pessoas que alcançam a liberdade financeira não se sentem dependentes de outras para suprir suas necessidades financeiras.

A liberdade financeira é o resultado do nosso trabalho árduo. Como evitar comprar coisas que você realmente não precisa, entender suas necessidades na velhice e saber quando eles precisam desenvolver seus ativos. A liberdade financeira não precisa ser propriedade de alguém com alta renda e certa idade. Qualquer pessoa pode alcançar a liberdade financeira de acordo com sua versão, independente do salário e da idade para alcançá-la. Porque alcançar a liberdade financeira certamente requer um longo processo e altos e baixos. Por isso, sempre valorize todas as suas atividades para alcançar esse conceito de liberdade financeira.

8 maneiras de alcançar a liberdade financeira 

Então, como alcançar a liberdade financeira para todos? Independentemente da renda e do tempo, aqui estão 8 passos para alcançar a liberdade financeira.

1. Compreender a situação e as necessidades financeiras atuais 

O primeiro passo para alcançar a liberdade financeira é entender sua situação financeira. Qual é a sua renda fixa mensal e despesas diárias, e existem dívidas? Se suas obrigações mensais são maiores que sua renda mensal, então você não alcançou o conceito de liberdade financeira. Determine se deve reduzir as obrigações da dívida ou até mesmo aumentar a renda no futuro. Ao entender sua situação e necessidades financeiras atuais, você estará mais focado em alcançar seus objetivos financeiros futuros.

2. Desenvolva um plano financeiro bem pensado

O próximo passo é um planejamento financeiro cuidadoso. A gestão financeira adequada precisa ser aplicada para determinar por quanto tempo se pode alcançar a liberdade financeira. Você deve ser capaz de alocar cada item de despesa com sabedoria.

Por exemplo, qual porcentagem vai para o pagamento de despesas diárias, qual porcentagem vai para poupança e fundos de emergência e qual porcentagem vai para pagamentos parcelados (se houver)? O planejamento financeiro de cada um é diferente, mas você pode usar o método 4-3-2-1. Ou seja, gaste 40% da sua renda bruta mensal em despesas diárias como alimentação, transporte, luz, internet, etc. Em seguida, aloque 30% para quitar parcelas ou dívidas (se houver). Procure sempre quitar sua dívida em dia para não ser multado e ter um bom score de crédito. Em seguida, reserve 20% para economizar e criar um fundo de emergência. Os 10% restantes vão para boas ações, como caridade ou esmola.

3. Tenha economias suficientes 

Ter poupança suficiente é muito importante para alcançar o conceito de liberdade financeira, pois esses fundos serão muito úteis no futuro.

Você pode aproveitar o recurso de débito direto do seu banco para fazer economias regulares todos os meses. O valor pode se referir à fórmula de definição de salário 4-3-2-1 mencionada acima. É claro que é melhor reservar mais de 20% ao mês para economizar dinheiro, desde que possa atender às suas necessidades diárias. Defina uma meta de economia para se preparar para um futuro mais maduro, como financiar os custos da educação de seu filho, reformar sua casa, comprar itens prioritários ou outras atividades positivas. 

4. Busque renda adicional para fazer negócios

Se você tiver mais tempo e energia, nunca é demais ganhar renda extra de várias fontes. Por exemplo, você pode administrar um negócio paralelo que não interfira em seu trabalho principal. Existem muitos tipos de negócios paralelos que você pode executar. Comece com um pequeno negócio paralelo primeiro. Se o seu negócio cresceu e precisa de capital adicional como capital de negócios, você pode solicitar um empréstimo de capital de negócios de um provedor de serviços financeiros.

5. Investimento

Para alcançar a liberdade financeira, você também deve fazer investimentos que correspondam ao seu perfil de risco. Se você é novo nesse negócio de investimentos, experimente investimentos de baixo risco. O investimento visa desenvolver ativos em reais ou investimentos visíveis e financeiros. Consequentemente, os benefícios serão sentidos nos próximos anos.

6. Pague a dívida no prazo

A dívida é aceitável desde que você seja totalmente responsável por pagá-la no valor nominal acordado. O acúmulo de dívidas certamente complica a vida e afasta você dessa condição de liberdade financeira. Então, antes de você dever Defina metas claros para o que você deve. e adapte-se à sua situação financeira.

O pagamento pontual das dívidas manterá a qualidade das boas relações entre as partes. Pagar suas dívidas com instituições financeiros no prazo também irá salvá-lo de crédito ruim e multas pendentes de pagamento por atraso.

7. Prepare um fundo de emergência

Cabe ressaltar mais uma vez que os conceitos de fundo de emergência e caderneta de poupança são diferentes. Ambos são fundos separados da renda que recebemos a cada mês, mas ambos servem a intentos diferentes. Um fundo de emergência é um fundo organizado para apoiar condições imprevisíveis. quando e para quê. Em outras palavras, os fundos de emergência são usados ​​para cobrir circunstâncias imprevistos, como quando um membro da família adoece abruptamente ou para cobrir as despesas diárias em caso de demissão.

Ao mesmo tempo, os fundos de poupança são fundos destinados o condições financeiros claramente pré-determinadas. Por exemplo, economias para um casamento, economia de educação, poupança para melhorias na casa etc.

Não existe uma fórmula definida para o tamanho do fundo de emergência. No entanto, você pode consultar o valor 6 vezes suas despesas mensais. Não menos importante, separe sua conta de fundo de emergência de sua conta de poupança e despesas diárias, para que você não fique tentado a usar os fundos de emergência coletados.

8. Adote um estilo de vida simples

O passo final para alcançar o conceito de liberdade financeira é adotar um estilo de vida simples. Não seja influenciado a viver além de seus meios ou hedônico. Além de esgotar rapidamente os fundos, seja da poupança ou da sua renda regular, um estilo de vida hedônico desencadeará dívidas desnecessárias.

Um estilo de vida simples pode ser iniciado economizando diligentemente, comprando com moderação e evitando dívidas se você não puder pagá-las.

Bem, é assim que se alcança a liberdade financeira completa. Para alcançá-lo não é fácil, é preciso muita consistência e muito esforço. 

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem