O Instagram se tornou a base da presença social de muitas marcas, direcionando tráfego lucrativo para páginas de destino, aumentando as conversões e construindo um público engajado.
Se sua presença no Instagram não for tão robusta quanto você espera, talvez seja hora de aprender como aprimorar suas estratégias para obter seguidores reais e orgânicos no Instagram. Quanto maior o seu público cresce, mais oportunidades você tem de interagir com os usuários e criar experiências únicas para eles.
A distinção orgânica é importante: às vezes, as marcas optam pelo caminho mais fácil ao tentar obter mais seguidores no Instagram. Pagar por curtidas e sites de seguidores estão em toda parte, mas esses atalhos nunca valem a pena, pois o algoritmo do Instagram é atualizado regularmente para eliminar contas e interações pagas e de baixa qualidade.
Sem mencionar que o número de seguidores no Instagram não significa nada se não representar um fã engajado que faz compras, visita suas páginas de destino e defende suas marcas com amigos e seguidores. Comece a construir sua presença da maneira certa com essas dicas sobre como obter mais seguidores no Instagram.
10 formas de aumentar os seguidores do Instagram
>>>1. Otimize sua conta do Instagram
Antes de começar a descobrir como ganhar seguidores no Instagram, um dos passos mais importantes é ter sua conta totalmente otimizada. Pense na biografia do Instagram da sua marca como a “página inicial” da sua conta.
Sem uma biografia, legendas de imagem, um nome de usuário ou imagem de perfil adequado, como as pessoas saberão que a conta pertence à sua marca? Pode parecer óbvio, mas no Instagram sua biografia e imagem ajudam a formar as bases da identidade da sua marca . O link na sua biografia é o seu único local para direcionar o tráfego do Instagram para o seu site, portanto, otimizar sua conta é essencial.
Construa uma estética consistente no Instagram
Sua estética do Instagram é a primeira coisa que os clientes em potencial notarão quando verificarem o perfil da sua marca. As cores, o layout, o tom e a sensação geral da sua página do Instagram contribuem para uma estética que pode ganhar um novo seguidor – ou enviá-los para execução.
Uma estética única e coesa do Instagram não é apenas visualmente agradável, mas pode melhorar muito o reconhecimento da marca e o sucesso dos negócios. Ele transmitirá a voz e a personalidade da sua marca e ajudará seus seguidores a reconhecer instantaneamente seu conteúdo quando ele aparecer no feed.
Embora tudo isso pareça ótimo em teoria, criar uma estética bem-sucedida no Instagram pode parecer uma tarefa vaga. Nós estamos aqui para ajudar.
Aqui estão cinco dicas:
#1: Escolha um esquema de cores
É importante ter um esquema de cores consistente para o seu feed do Instagram. Isso significa que todas as cores do seu feed são uma combinação perfeita. Pode ser uma combinação quente e aconchegante, uma combinação escura e fria ou uma combinação brilhante e colorida.
Não importa qual direção você tome, ter uma paleta de cores consistente é uma ótima maneira de incorporar sua marca ao seu feed do Instagram.
#2: Concentre-se na Iluminação
A iluminação é um elemento chave da curadoria e da estética. Pense nas revistas de luxo que você gosta de ler. Seja qual for o tema, o que o une e o torna um tema é a escolha da iluminação e da cor. A consistência dessas escolhas é um elemento essencial da estética do seu Instagram.
#3: espaçar seu conteúdo
Esta é provavelmente a parte mais difícil de alcançar uma linda estética do Instagram. Você precisa saber onde colocar cada foto e como planejar seu feed para que tudo se encaixe.
O objetivo é criar uma profundidade de campo, semelhante a como você faria na fotografia. Basicamente, você deseja espaçar fotos ocupadas com uma mistura de fotos mais limpas ou mínimas para obter um bom equilíbrio.
#4: Mantenha as coisas consistentes
Para ajudar a manter seu feed fluindo naturalmente, você precisa ter uma abordagem consistente para editar suas fotos. Isso não significa que você tenha que escolher um filtro e apenas um filtro, mas limitar-se a alguns o ajudará a manter a estética escolhida.
Você prefere tons mais quentes? Imagens com tons mais frios? Seja qual for o seu estilo de edição, certifique-se de que seja consistente para que suas postagens fluam em seu feed.
Até mesmo adicionar um toque do mesmo filtro toda vez que você postar pode fazer com que sua marca e o feed do Instagram pareçam mais coesos.
#5: curadoria com conteúdo gerado pelo usuário
Embora mais e mais empresas estejam começando a investir em conteúdo original, ainda há muitos benefícios em integrar o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) em sua estratégia do Instagram. Lembre-se, ao escolher fotos para repostar em sua conta, é importante ser consistente com seu tema e estética.
Você deve escolher fotos que se encaixem naturalmente e tenham um esquema de cores e estilo de edição semelhantes ao seu próprio feed. Quando alguém está olhando para o seu feed do Instagram, não deve ser muito óbvio quais posts são seus e quais fotos são sua CGU escolhida.
Dica: A regra mais importante para usar a CGU é sempre pedir permissão antes de repostar a foto de outra pessoa no Instagram. Ao dar crédito, você sempre deve fazer referência ao fotógrafo original no título. Não basta apenas marcá-los em uma foto.
Para mais informações sobre como otimizar seu perfil do Instagram, leia nosso guia completo: Otimize seu perfil do Instagram
>>>2. Mantenha um calendário de conteúdo conscistente
A pior coisa que você pode fazer ao tentar obter seguidores no Instagram é postar conteúdo em momentos aleatórios e aleatórios. Se você tiver a sorte de fazer com que os usuários o sigam no início, você não quer fazê-los esquecer que o seguiram em primeiro lugar.
Para combater isso, mantenha um cronograma de postagem regular. Normalmente, as marcas não devem postar mais do que algumas vezes por dia para evitar spam, mas seja qual for a sua cadência, mantenha-a consistente. Aproximadamente 200 milhões de usuários do Instagram fazem login diariamente, então, para ampliar ainda mais sua rede, tente publicar algumas vezes ao longo do dia.
Aderir a um cronograma ajudará você a criar uma experiência consistente para seus seguidores e mantê-los informados sobre sua marca. Mas se você está se perguntando como vai se lembrar de publicar nesses diferentes horários do dia, nós cobrimos você com os recursos de agendamento e horários ideais do Sprout – continue lendo para obter mais detalhes.
>>>3. Agende postagens do Instagram com antecedência
Agendar postagens de mídia social é um salva-vidas para profissionais de marketing social ocupados.
Criar e postar conteúdo em tempo real é complicado. Você está mais propenso a erros de digitação, problemas de tom e outros erros. Gastar um pouco de tempo criando um calendário de mídia social é muito mais eficiente. Dessa forma, você tem tempo dedicado para criar, ajustar, revisar e agendar postagens.
Os calendários de conteúdo de mídia social não apenas tornam seu dia de trabalho menos estressante. Eles também facilitam o planejamento de um mix de conteúdo eficaz e permitem que você programe suas postagens para alcançar o maior público possível.
Embora o algoritmo do Instagram tenha mudado para mostrar aos usuários mais conteúdo de que eles gostam, postar nos momentos certos ainda pode dar mais visibilidade às suas postagens, aumentando o envolvimento geral que eles recebem.
Ao agendar o conteúdo com antecedência, toda a sua equipe pode ver campanhas e agendamentos com mais eficiência. É sempre inteligente criar conteúdo com antecedência e, com nossas ferramentas de agendamento do Instagram, você pode alcançar seu público e manter um fluxo consistente de conteúdo ao mesmo tempo.
>>>4. Faça com que seguidores e parceiros publiquem seu conteúdo
Quando se trata de marketing, a exposição é a regra do jogo. Ter um conteúdo de alta qualidade é ótimo, mas não significa nada se ninguém ler.
Com isso em mente, não é surpresa que marcas e empresas de todo o mundo estejam fazendo tudo o que podem para aumentar sua exposição nas redes sociais. Há essa altura, existem diversas formas de fazer isso.
E mesmo que certas táticas, como usar anúncios de redes sociais ou depender de tráfego orgânico, possam ser úteis, não há nada como o boca a boca para que as pessoas falem sobre o seu produto ou serviço.
O consumidor hoje está mais propenso a fazer negócios com você se outras pessoas estiverem dispostas a assegurar sua empresa.
Quando você está aprendendo como conseguir mais seguidores no Instagram, é importante saber o valor do seu público . Quanto maior sua contagem de seguidores crescer (organicamente), mais compradores e clientes interessados você terá.
A melhor maneira de fazer com que os clientes o sigam é ficar na frente deles e estar presente. É fundamental estar presente em seu próprio Instagram, assim como em outros. Tente patrocinar conteúdo gerado pelo usuário para colocar sua marca nos feeds dos clientes. Você também pode realizar concursos no Instagram para obter sua marca
para um público maior. Esses tipos de campanhas criam prova social, mostrando que seus fãs estão investidos o suficiente para republicar seu conteúdo ou criar seu próprio UGC.
O consumidor médio não costuma defender um produto ou serviço a não ser que realmente acredite nele. Antes de pedir que as pessoas compartilhem seu conteúdo, é preciso ter certeza que ele é algo que vale a pena compartilhar.
Uma vez feito isso, você terá que pedir ao seu público (tanto direto quanto indireto) para compartilhar seu conteúdo.
>>>5. Evite seguidores falsos no Instagram
Não acredite nem por um segundo que você obterá qualquer envolvimento genuíno de seus seguidores do Instagram comprados. Às vezes, eles não são pessoas reais, apenas contas de bot falsas.
O melhor engajamento que você pode esperar dessas contas é um comentário automatizado de “boa postagem”.
Isso é particularmente importante para quem se considera um influenciador. Qualquer marca que opte por trabalhar com influenciadores verificará a validade de um “influenciador” antes de decidir trabalhar com eles.
Claramente, se você quer ser considerado um influenciador, precisa influenciar o comportamento de seus seguidores. Se seus seguidores não se envolverem com você, você não os está influenciando de forma alguma.
Da mesma forma, se você operar a conta de uma marca, terá pouco uso para seguidores que nunca se envolvem com suas postagens. No mínimo, você deseja que seus seguidores vejam suas postagens, mesmo que não gostem ou compartilhem. Seguidores comprados nunca verão nada que você postar.
Alguns dos sinais típicos de um seguidor falso incluem perfis em branco sem uma foto de perfil, poucas ou nenhuma imagem compartilhada e uma falta geral de interação inteligente. Muitas dessas contas falsas também seguirão substancialmente mais pessoas do que seguidores.
Há uma enorme diferença entre uma conta do Instagram ter seguidores falsos e legítimos. Pode parecer tentador simplesmente comprar seguidores no Instagram, mas a reação supera as vantagens do crescimento orgânico de seguidores.
Seguidores falsos do Instagram tendem a:
- Enganar novos seguidores: se os usuários acessarem um feed inativo do Instagram com dezenas de milhares de seguidores, isso diminuirá a credibilidade da conta. Não engane as pessoas para que o sigam. Construa confiança e relacionamentos duradouros para um melhor engajamento.
- Não tenha ROI: pode parecer mais fácil comprar seguidores, mas seu bot adquirido ou novos seguidores não tripulados não comprarão nada. As pessoas seguem marcas no Instagram por um motivo – elas gostam do que você está postando ou da sua empresa em geral. Estes são gastadores reais e trazem valor monetário para o seu negócio.
- Crie pouco ou nenhum buzz: se você tem 10.000 seguidores falsos, quantos vão comentar, curtir e compartilhar seu conteúdo? Muito provavelmente, esses bots ou contas falsas serão limpas pelo Instagram, excluídas e farão com que suas postagens pareçam cemitérios de engajamento.
Pessoas reais têm a capacidade de compartilhar, curtir, comentar e interagir com suas postagens no Instagram. Além disso, esses usuários gostam quando há alguém do outro lado respondendo.
>>>6. Exiba seu Instagram em todos os lugares
Como as pessoas vão encontrar uma conta a menos que você promova seu Instagram ? Certifique-se de que sua conta do Instagram esteja listada com seu site e outras redes sociais.
Criar visibilidade e conscientização é uma das melhores maneiras de ser descoberto. Se você realmente deseja obter mais seguidores no Instagram, informe às pessoas onde encontrá-lo. Você pode adicionar botões de mídia social ao seu site e blog para ajudar a promover compartilhamentos sociais em todas as suas redes, além de mostrar às pessoas onde encontrá-lo no Instagram.
Outra ótima ideia é fazer uma promoção cruzada em suas contas de mídia social.
No entanto, certifique-se de que você não está apenas pedindo para seguir. Em vez disso, você deve tentar promover conteúdo exclusivo em seu Instagram para que os usuários tenham um motivo para segui-lo lá. Felizmente, com o Instagram adicionando uma tonelada de novos recursos de conteúdo e vídeo, como Stories e Reels, você tem uma ótima oportunidade de criar seguidores por meio de conteúdo criativo.
A maioria dos seus clientes sabe que provavelmente pode encontrar você por meio de uma busca rápida na pesquisa do Instagram. Seu trabalho é tornar essa tarefa a mais fácil possível. Não dificulte as coisas usando nomes de perfil diferentes em cada uma das suas redes. Mantenha todos os nomes de usuário nas redes sociais consistentes e simples.
Com recursos de geotagging no Instagram, é fácil ser visto por toda a sua cidade ou outras partes do mundo. Se sua empresa funciona em vários locais, use geotags para divulgar seu Instagram em vários lugares. Isso dá aos usuários do Instagram a chance de ver uma variedade de fotos e vídeos marcados em uma localização específica.
Geotags criam uma central de conteúdo armazenado. Isso também lhe dá a oportunidade de ver conteúdo gerado pelo usuário exibindo sua marca ou o local da empresa. A partir daí, você pode interagir com clientes que marcaram você e agradecê-los pelo uso de seus serviços.
>>>7. Postar conteúdo que os seguidores desejam
Embora seja mais fácil falar do que fazer, é inteligente saber qual conteúdo seus seguidores desejam ver. Você descobrirá rapidamente no Instagram que alguns conteúdos têm um desempenho melhor do que outros. É por isso que o teste é tão importante.
Sejam filtros, legendas, tipos de conteúdo ou horários de postagem, o menor detalhe pode fazer toda a diferença. Fique atento às novas tendências do Instagram para saber que está postando conteúdo popular.
Para levar sua análise um passo adiante, sua marca deve investir em ferramentas de análise do Instagram . Isso tornará mais fácil rastrear, avaliar e analisar o conteúdo do Instagram em todas as contas.
Se você já tem uma boa noção de quem é seu cliente ideal, uma boa estratégia é pegar esse perfil de cliente (ou “persona”) e extrapolar para o Instagram.
Com que tipo de conteúdo eles se envolvem? Quais hashtags eles usam? De quais comunidades eles fazem parte? Responder a essas perguntas é uma ótima maneira de garantir que você esteja atingindo seu público-alvo no Instagram.
Por sua vez, o público-alvo é um recorte de pessoas que você determina como potenciais clientes para o seu negócio, baseado em características do seu público.
A definição do seu público-alvo pode levar certo tempo e esforço.
Por isso, faça pesquisas e reúna dados de clientes atuais, analise as informações e sempre observe!
>>>8. Comece a conversa
Uma das melhores maneiras de conscientizar os usuários sobre seu Instagram é por meio de conversas. De acordo com o Sprout Social Index 2020, os consumidores querem se envolver com conteúdo visual, como fotos (68%) e vídeo (50%), seguidos por 30% que desejam se envolver com postagens de texto. O Instagram é o ajuste perfeito para esse perfil de público, combinando visuais atraentes com legendas que podem ser tão envolventes quando você aperfeiçoa suas habilidades de redação de legendas do Instagram .
As pessoas continuam a usar as mídias sociais como referência de contato para as marcas, seja para perguntas e bate-papos improvisados, consultas sérias de atendimento ao cliente ou elogios às suas marcas e produtos favoritos. E para o seu negócio, você precisa ser solidário e comunicativo no Instagram.
Tente responder ao máximo de perguntas ou comentários, pois isso pode significar a diferença entre conquistar um novo cliente, seguidor ou melhorar seu relacionamento com seu público. Nossa pesquisa do Índice também mostrou que 89% dos consumidores comprarão de uma marca depois de seguir nas redes sociais, por isso é importante garantir a atenção e a lealdade necessárias para converter um visitante do seu perfil em um seguidor.
>>>9. Encontre Hashtags que convertem
Uma das maneiras mais testadas e comprovadas de obter seguidores no Instagram é por meio de hashtags. Durante anos as hashtags serviram como uma ferramenta essencial para a descoberta e nos permitiram ampliar nosso alcance social. Como profissional de marketing, você deseja construir sua comunidade ganhando seguidores e as hashtags fornecem exatamente isso.
Quando usadas corretamente, as hashtags do Instagram podem ajudá-lo a aumentar seu alcance, obter mais engajamento e atrair mais seguidores.
Mas para ter sucesso com hashtags, você precisa ser estratégico sobre quais hashtags você usa e quando as usa.
Embora as hashtags mais populares no Instagram tenham sido usadas milhões de vezes, isso não significa que você vai conseguir muitas curtidas e comentários simplesmente adicionando #love, #happy ou #dog às suas postagens.
Em vez de usar as hashtags mais populares do Instagram, é melhor usar as principais hashtags do Instagram que têm uma comunidade envolvente por trás delas e são relevantes para seu público ou setor.
Bem, a melhor maneira é olhar e ver quais hashtags do Instagram seu público, concorrentes e líderes do setor já estão usando. Quanto menor o escopo da hashtag, mais engajados os usuários tendem a ser. E você ficaria chocado com a forma como as hashtags de nicho podem chegar!
Por exemplo, uma cafeteria com sede em Toronto gostaria de usar hashtags como #specialtycoffee (descreve seus negócios), #coffeeshopvibes (descreve o objetivo de sua conta) e #TOcoffee ou #coffeelovers (descreve seu mercado-alvo). Em seguida, você pode adicionar hashtags específicas do local, como #spadina, #chinatownTO ou até #toronto.
Você também pode usar hashtags do Instagram que tenham uma comunidade forte ao seu redor, então, em vez de usar #coffee, você pode usar #dailycortado, que tem menos postagens, mas um público mais engajado.
Você precisa encontrar hashtags que as pessoas do seu público-alvo têm mais probabilidade de verificar. Se uma conexão relevante for feita, é mais provável que esses usuários sigam sua conta. Hashtags exclusivas e de marca são uma maneira de agrupar postagens em torno de conteúdo hiper-relevante para sua marca e campanhas.
>>>10. Faça seus seguidores felizes
Por último, mas não menos importante, quando você deixa seus seguidores do Instagram felizes, você vê a recompensa no crescimento do público. Demos muitas dicas para brainstorming e agendamento de conteúdo, então coloque-as em prática de uma forma que pareça real para a voz da sua marca . Em outras palavras, evite parecer carente, orientado a vendas ou robótico.
Para muitas contas, isso significa colocar em postagens que são legitimamente projetadas para trazer um sorriso aos rostos dos seguidores e construir relacionamentos com os clientes . Não se esqueça de fornecer conteúdo para seus seguidores como se fossem amigos em seu feed pessoal: isso pode incluir postar memes, conteúdo inspirador ou apenas compartilhar novamente fotos ou obras de arte interessantes (todos devidamente creditados, é claro) que podem dar ao seu seguidores uma pequena recuperação mental durante o dia.
É claro que o Instagram não é mais apenas para uso pessoal. Agora é uma plataforma global que permite que as marcas humanizem seu conteúdo, recrutem novos talentos, mostrem produtos e inspirem seu público. Para mais conteúdos como esse siga os links abaixo: