Marketing digital: Visão geral em 2023

O marketing digital mudou drasticamente nos últimos anos. O mercado atual exige que os gerentes de marketing sejam completos e tenham profundo conhecimento de dezenas de canais e estratégias diferentes . Existem centenas de novas plataformas e canais surgindo a cada ano e se você quer ser competitivo, precisa aprender a trabalhar com influenciadores, afiliados , criar conteúdo gerado pelo usuário , otimizar seu site para conversões e dominar o comércio eletrônico e os marketplaces online .

Neste guia, detalhamos o marketing digital e abordamos todas as principais estratégias, ferramentas e plataformas digitais, passo a passo.

O que é Marketing Digital

O termo marketing digital refere-se ao uso de canais digitais para comercializar produtos e serviços com o objetivo de atingir os consumidores. Esse tipo de marketing envolve o uso de sites, dispositivos móveis, mídias sociais , mecanismos de busca e outros canais semelhantes. O marketing digital tornou-se popular com o advento da internet na década de 1990.

O marketing digital envolve alguns dos mesmos princípios do marketing tradicional e muitas vezes é considerado uma nova maneira de as empresas abordarem os consumidores e entenderem seu comportamento. As empresas costumam combinar técnicas de marketing tradicional e digital em suas estratégias.

Todo marketing que usa dispositivos eletrônicos e que pode ser usado por especialistas em marketing para transmitir mensagens promocionais e mensurar o impacto na jornada dos clientes. Na prática, o marketing digital costuma se referir a campanhas de marketing exibidas em um computador, telefone ou outro dispositivo eletrônico.

Ele pode assumir diversas formas, incluindo vídeo online, anúncios, marketing em mecanismos de pesquisa, anúncios pagos em redes sociais e postagens em redes sociais. É comum comparar o marketing digital ao “marketing tradicional”, como anúncios em revistas, outdoors e mala direta.

Estranhamente, é comum a televisão estar recheada de marketing tradicional.

O marketing digital, também chamado marketing on-line, é a promoção de marcas para se conectar com clientes potenciais usando a internet e outras formas de comunicação digital. Isso inclui não apenas e-mail, redes sociais e publicidade baseada na web, mas também mensagens de texto e multimídia como um canal de marketing. Em essência, se uma campanha de marketing envolve comunicação digital, trata-se de marketing digital.

Como funciona o marketing digital?

O marketing digital usa uma variedade de estratégias para alcançar os clientes, seja o objetivo de tentá-los a fazer uma compra, aumentar o reconhecimento da marca ou simplesmente se envolver com sua marca. O marketing digital moderno compreende um amplo sistema de canais, incluindo:

Mídia socialMarketing de conteúdoMarketing do siteSEO (otimização para mecanismos de busca)Publicidade PPC (pagamento por clique)

Para alcançar o verdadeiro potencial do marketing digital, os profissionais de marketing devem se aprofundar no vasto e intrincado mundo multicanal de hoje para descobrir estratégias que causem impacto por meio do marketing de engajamento.

O marketing de engajamento é o método de formar interações significativas com clientes em potencial e recorrentes com base nos dados coletados ao longo do tempo. Ao envolver os clientes em um cenário digital, você cria reconhecimento da marca, se posiciona como um líder de pensamento e coloca sua empresa na vanguarda quando o cliente está pronto para comprar.

Principais canais de marketing digital

Uma vez que os profissionais de marketing digital tenham uma estratégia e um plano de ação bem desenhados, é hora de explorar e escolher entre as diversas ferramentas e canais disponíveis para alcançar os consumidores.

Cada canal tem suas próprias características, prós e contras, e é importante determinar qual (ou vários) melhor se adequa às necessidades e prioridades de sua organização e produto, bem como às necessidades, desejos e comportamento de seus potenciais consumidores.

Os canais digitais populares incluem coisas como marketing de afiliados, publicidade gráfica, publicidade nativa, publicidade paga por clique, marketing de vídeo, marketing por e-mail ou marketing de influenciadores. Você precisa identificar o canal de marketing digital específico que atende às suas necessidades e, em seguida, encontrar uma agência de marketing ou profissional de marketing freelance especializado nesse específico.

Neste guia, abordaremos os 3 canais mais eficazes, prontamente disponíveis e comumente usados ​​para pequenas e médias empresas hoje:

  1. Anúncios do Google
  2. SEO
  3. Marketing de mídia social

1. Anúncios do Google

O Google Ads é uma plataforma de publicidade paga por clique operada no mecanismo de pesquisa do Google, na qual empresas on-line de qualquer tamanho podem pagar para exibir textos breves ou exibir anúncios na parte superior dos resultados de pesquisa do Google e em outros sites da Rede de Display do Google, conforme bem como anúncios em vídeo nos resultados de pesquisa e vídeos do YouTube.

2. Motor de Otimização de Buscas

A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é uma parte importante do marketing digital e é uma das ferramentas mais valiosas que empresas de qualquer tamanho têm à sua disposição. Alguns dos maiores profissionais de marketing do mundo, como Neil Patel e Brian Dean, construíram seus negócios com SEO.

Search Engine Optimization (SEO) significa aumentar o destaque do site da sua empresa nos resultados dos motores de busca online. Geralmente, quanto mais alto seu site aparece nos resultados de pesquisa, maior a probabilidade de os usuários visitarem seu site, portanto, mais tráfego orgânico você obtém.

3. Marketing de mídias sociais

#Mídias sociais orgânicas

Embora o tráfego e o alcance das mídias sociais orgânicas tenham diminuído, as marcas estão encontrando novas maneiras de alcançar seus clientes e aumentar sua base de clientes usando as mídias sociais. As marcas pedem aos clientes que tirem fotos e vídeos de si mesmos usando seus produtos, o que é chamado de UGC (conteúdo gerado pelo usuário). As empresas podem usar esse tipo de mídia em seu site e páginas de mídia social, bem como adaptá-lo para seus anúncios de mídia social.

#Anúncios de mídia social

A publicidade paga no Facebook e nas mídias sociais em geral envolve a manutenção de um perfil para sua empresa, o upload regular de conteúdo e a interação com os usuários e o direcionamento de segmentos específicos de consumidores com anúncios pagos.

No crescente mundo das mídias sociais, nenhum guia de marketing digital pode ser completo sem cobrir o Facebook. As plataformas de mídia social, lideradas principalmente pelo Facebook, revolucionaram a forma como os consumidores interagem com as empresas e servem como um importante canal de comunicação bidirecional. Criar, atualizar e gerenciar ativamente sua página do Facebook e campanhas de marketing é uma parte fundamental das estratégias de marketing digital.

Marketing de conteúdo

A SEO é um fator importante no marketing de conteúdo, uma estratégia baseada na distribuição de conteúdo relevante e valioso para um público segmentado.

Como em qualquer estratégia de marketing, o objetivo do marketing de conteúdo é atrair leads que, em última instância, se converterão em clientes. Mas ele faz isso de forma diferente da publicidade tradicional. Em vez de atrair clientes potenciais com valor potencial de um produto ou serviço, ele oferece valor gratuitamente na forma de material escrito.

O marketing de conteúdo é importante, e há muitas estatísticas para provar isso:

84% dos consumidores esperam que as empresas produzam experiências de conteúdo úteis e divertidas62% das empresas que têm pelo menos 5 mil funcionários produzem conteúdo diariamente92% dos profissionais de marketing acreditam que sua empresa valoriza o conteúdo como um ativo importante

Por mais eficaz que seja o marketing de conteúdo, ele pode ser complicado. Os redatores de marketing de conteúdo precisam ser capazes de classificar-se muito bem nos resultados de mecanismos de pesquisa, ao mesmo tempo em que envolvem pessoas que vão ler o material, compartilhá-lo e interagir mais com a marca. Quando o conteúdo é relevante, ele pode estabelecer relacionamentos sólidos em todo o pipeline.

Os benefícios do marketing digital.

O marketing digital pode ajudá-lo a conhecer seu público, obter informações importantes sobre ele e fornecer métricas que darão credibilidade à sua equipe de marketing. Os benefícios do marketing digital incluem:
 

1. Você conhecerá seu público.
2. Não custa muito.
3. Você pode comercializar para qualquer pessoa, em qualquer lugar.
4. O marketing digital é adaptável.
5. Você pode personalizar por canal.
6. Você pode medir campanhas e definir KPIs.

O marketing digital oferece a maneira perfeita de conhecer e se conectar com seu público. Você pode testar ofertas e mensagens e obter informações sobre os horários de pico em que eles visitam seu site. Se você tem uma estratégia de mídia social – e realmente deveria – você pode construir relacionamentos com eles de forma mais rápida e fácil. Sintonize-se com seu público e você construirá uma credibilidade que pode diferenciá-lo da concorrência.

Comparado aos métodos tradicionais de marketing, o marketing digital é barato. Há menos despesas gerais. Você pode criar um site elegante e profissional por um custo relativamente pequeno, usando um dos muitos sistemas de modelo ou pagando mais por uma criação sob medida. Você pode criar contas de mídia social gratuitamente e fazer parceria com um provedor de newsletter por e-mail por um preço competitivo. Relativamente econômico, o marketing digital é adequado até para as menores empresas.

Com o marketing digital, seu alcance potencial é enorme. Você pode se conectar com clientes do outro lado do mundo, em vários fusos horários, tão facilmente quanto se estivesse publicando um anúncio no jornal local (mais fácil, na verdade). Você pode expandir seu alcance de mercado e expandir seus negócios de maneiras que antes pareciam impossíveis.

Com o marketing digital, você pode ser rápido, fluido e ágil em sua abordagem. Experimente estratégias diferentes, avalie os resultados e tente algo diferente no mês seguinte – ou semana. Obtenha acesso a dados em tempo real para ajudar a informar suas decisões de negócios — não há necessidade de esperar semanas para ver os resultados de uma campanha.

Seu marketing deve implantar a funcionalidade de vários canais de equipes com vários conjuntos de habilidades para envolver os clientes onde eles estiverem naquele exato momento. Por exemplo, cada plataforma de mídia social inclui diferentes públicos e expectativas, então o marketing pode parecer diferente para cada um. Isso inclui tom, imagens, ofertas e agendamento de suas postagens.

O marketing digital suporta um vasto universo de métricas que podem ser utilizadas para determinar a eficácia do seu marketing. Comece definindo suas metas para cada canal e as métricas que você deseja ver para eles. Você pode acompanhar o número de conversões e leads, visitas ao seu site e muito mais, fornecendo muitas informações valiosas para ajudar a expandir seus negócios.

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