Relação entre risco e retorno :: Finanças e Cia


Risco e retorno são a base sobre a qual se tomam decisões racionais e inteligentes sobre investimentos. De modo geral, risco é uma medida da volatilidade ou incerteza dos retornos, e retornos são receitas esperadas ou fluxos de caixa previstos de qualquer investimento.
O exemplo seguinte pode ajudar na explicação do significado de risco. Todo mundo sabe que depositar numa caderneta de poupança é mais seguro que apostar em corridas de cavalo. As cadernetas de poupança rendem um juro constante e baixo ao ano e são garantidas pelo governo federal. Existe um alto grau de confiança de que esses retornos e o depósito inicial serão resgatados. Os retornos de uma caderneta de poupança não flutuam muito e, por essa razão, são considerados seguros e têm um baixo grau de risco. Por outro lado, ao apostarem, as pessoas não sabem o resultado. Podem ganhar muito, mas também podem perder tudo. Retornos sobre apostas em corridas de cavalo são altamente incertos, muito voláteis e sujeitos a um alto grau de risco. Quando dois investimentos rendem o mesmo retorno, a escolha final se baseará na avaliação do risco de cada projeto. O projeto que tiver o menor risco será o escolhido.
O retorno sobre o seu dinheiro deve ser proporcional ao risco envolvido. Risco é uma medida da volatilidade dos retornos e da incerteza dos resultados futuros.
Risco é o grau de incerteza associado a um investimento. Quanto maior a volatilidade dos retornos de um investimento, maior será o seu risco. Quando dois projetos têm os mesmos retornos esperados, escolhe-se aquele de menor risco.

Fonte: Groppelli, A.A. e Nikbakht, Ehsan. Administração Financeira. 3. ed. – São Paulo: Saraiva, 2010


Leia mais: http://financasecia.webnode.com.br/news/rela%c3%a7%c3%a3o%20entre%20risco%20e%20retorno/


fonte: Relação entre risco e retorno :: Finanças e Cia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem