O que são Finanças Descentralizadas (DeFi)



As finanças descentralizadas (DeFi) consistem em uma série de plataformas e aplicativos que os desenvolvedores criaram para permitir uma ampla gama de funções bancárias no blockchain dentro do ecossistema de criptomoedas.

O que é DeFi?

DeFi, abreviação de finanças descentralizadas, pode ser considerada a infraestrutura financeira do cenário de criptomoedas. Com o tempo, os defensores da criptomoeda planejam desenvolver o ecossistema DeFi na medida em que rivalizará com as operações bancárias tradicionais.

O DeFi ainda tem um longo caminho a percorrer para interromper o setor bancário global, que é uma indústria multibilionária por capitalização de mercado.

O que está atraindo tanto capital para o mercado DeFi? Simplificando, o financiamento descentralizado visa construir muitas das mesmas funções do banco tradicional, mas com certas vantagens. A criptomoeda, em geral, enfrenta muito menos regulamentação em oposição ao banco tradicional, reduzindo as barreiras à entrada.

Dentro de alguns anos, recursos robustos de empréstimo, empréstimo e negociação surgiram no ecossistema DeFi. E os desenvolvedores estão criando usos cada vez mais sofisticados para o DeFi. Ele pode alimentar uma ampla gama de contratos financeiros e, em seguida, aplicá-los algoritmicamente.

As coisas mudam rapidamente no espaço criptográfico, e as finanças descentralizadas (DeFi) são uma tendência atual – é um espaço emocionante para se estar, sem dúvida. Se você ainda não sabe, vamos nos aprofundar um pouco mais no DeFi e aprender mais sobre ele.


O DeFi consiste em aplicativos e protocolos ponto a ponto desenvolvidos em redes blockchain descentralizadas que não exigem direitos de acesso para facilitar o empréstimo, empréstimo ou negociação de ferramentas financeiras. A maioria dos aplicativos DeFi hoje são construídos usando a rede Ethereum, mas muitas redes públicas alternativas estão surgindo que oferecem velocidade superior, escalabilidade, segurança e custos mais baixos.


DeFi vs finanças tradicionais

Uma das melhores maneiras de ver o potencial do DeFi é entender os problemas que existem hoje.

  • Algumas pessoas não têm acesso para configurar uma conta bancária ou usar serviços financeiros.
  • A falta de acesso a serviços financeiros pode impedir as pessoas de serem empregáveis.
  • Os serviços financeiros podem impedir que você seja pago.
  • Uma cobrança oculta de serviços financeiros são seus dados pessoais.
  • Governos e instituições centralizadas podem fechar os mercados à vontade.
  • O horário de negociação geralmente é limitado ao horário comercial de um fuso horário específico.
  • As transferências de dinheiro podem levar dias devido a processos humanos internos.
  • Há um prêmio para os serviços financeiros porque as instituições intermediárias precisam de sua parte.

Como funciona o DeFi?

O DeFi usa criptomoedas e contratos inteligentes para fornecer serviços financeiros para eliminar a necessidade de intermediários como fiadores. Esses serviços incluem empréstimos ( Onde os usuários podem emprestar suas Criptomoedas e ganhar juros em minutos, em vez de uma vez por mês), receber um empréstimo instantâneo, fazer negociações ponto a ponto sem um corretor, poupar criptomoedas e ganhar uma taxa de juros melhor do que de um banco e compra de derivativos, como opções de ações e contratos futuros.

Para facilitar as transações comerciais ponto a ponto, Os usuários utilizam dApps, a maioria das quais podem ser encontradas na rede Ethereum. Entre os serviços DeFi e dApps mais utilizados estão moedas ( Ether, Solana, Pokadot), stablecoins (cujo o valor está atrelado a um moeda como o dólar americano), Tokens, carteiras digitais (Coinbase, MetaMask), mineração DeFi, yield farming, staking, negociação e empréstimos, Empréstimos e economias usando contratos inteligentes.

DeFi é de código aberto, o que significa que protocolos e aplicativos são teoricamente abertos para os usuários inspecionar em e inovarem. Como resultado, os usuários podem Misturar e combinar protocolos para desbloquear combinações únicas de oportunidades desenvolvendo seus próprios dApps.


O que você pode fazer com o DeFi?

Há uma alternativa descentralizada para a maioria dos serviços financeiros. Mas o Ethereum também cria oportunidades para a criação de produtos financeiros completamente novos. Esta é uma lista cada vez maior.
  • Envie dinheiro ao redor do mundo
  • Transmita dinheiro ao redor do mundo
  • Acesse moedas estáveis
  • Emprestar fundos com garantia
  • Empréstimo sem garantia
  • Comece a economizar cripto
  • Trocar tokens
  • Aumente seu portfólio
  • Financie suas ideias
  • Comprar seguro
  • Gerencie seu portfólio


Quais são as desvantagens dos protocolos de DeFi?

O maior desafio para a estrutura atual de DeFi está relacionada a identidade do operador. Apesar de ser possível a rastreabilidade do usuário da operação, não há como saber mais informações sobre a pessoa por trás do usuário, como ocorre no setor financeiro, cuja regulamentação exige que o agente financeiro tenha informações robustas sobre a pessoa tomadora de um empréstimo, por exemplo, e isso determina seu risco de crédito.

Para resolver esta questão, atualmente há a exigência de garantias. Quem deseja pegar um empréstimo de 5 mil tokens precisa oferecer 5 mil tokens como garantia de que poderá devolver o montante.

Uma segunda desvantagem está ligada à segurança dos ativos. Por estar diretamente nas mãos dos próprios usuários, em caso de perda ou roubo de chaves, o investidor simplesmente perderá seus ativos.

Também é preciso lidar com a desagregação dos serviços financeiros. Enquanto no segmento tradicional é comum operar com um ou dois bancos para ter acesso a todos os serviços financeiros desejados, usar DeFi significa interagir com inúmeros protocolos diferentes, o que demanda uma gestão bastante cuidadosa.

Finalmente, há a questão do custo de operação. Para registrar operações no blockchain, o banco de dados armazenado de forma pública e sem um controle central, o usuário do DeFi precisa pagar uma taxa aos mineradores da rede. Esta taxa varia de acordo com o uso da rede, o que gera diferenças de preços de acordo com datas e horários e, em alguns casos, o custo é muito elevado.


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem