O que é o mercado de ações e como ele funciona?


O que é o mercado de ações

_

O mercado de ações é onde os investidores se conectam para comprar e vender investimentos - mais comumente, ações. Também é onde os investidores compram e vendem ações de empresas. É um conjunto de bolsas onde as empresas emitem ações e outros títulos para negociação. Também inclui o mercados de balcão onde os investidores negociam títulos diretamente uns com os outros (sem intermédio de uma bolsa). 



Se a ideia de investir no mercado de ações o assusta, você não está sozinho. Indivíduos com experiência financeira muito limitada ficam aterrorizados com histórias de horror de investidores  perdendo 50% do valor de seu portfólio ou são seduzidos por "dicas quentes" que prometem grandes recompensas, mas raramente compensam. 

Na prática, o termo "mercado de ações" geralmente se refere a um dos principais índices do mercado de ações, como o Índice Bovespa e Índice Brasil (IBrX) . Estes representam grandes seções do mercado de ações. Como é difícil rastrear todas as empresas, o desempenho dos índices é visto como representativo de todo o mercado.

Você pode ver uma manchete que diz que o mercado de ações caiu ou que o mercado de ações fechou em alta ou em baixa durante o dia. Na maioria das vezes, isso significa que os índices do mercado de ações subiram ou desceram, o que significa que as ações dentro do índice ganharam ou perderam valor como um todo. Os investidores que compram e vendem ações esperam obter lucro com esse movimento nos preços das ações.


Bolsa de Valores

Definição: É um local onde são negociadas ações de empresas públicas listadas. O mercado primário é onde as empresas lançam ações para o público em geral em uma oferta pública inicial (IPO) para levantar capital.

Descrição: Uma vez que os novos títulos são vendidos no mercado primário, eles são negociados no mercado secundário – onde um investidor compra ações de outro investidor pelo preço de mercado vigente ou pelo preço acordado entre o comprador e o vendedor. O mercado secundário ou as bolsas de valores são regulados pela autoridade reguladora.

Uma bolsa de valores facilita os corretores da bolsa para negociar ações da empresa e outros títulos. Uma ação só pode ser comprada ou vendida se estiver listada em uma bolsa. Assim, é o ponto de encontro dos compradores e vendedores de ações. As principal bolsa de valores do Brasil é a BM&F Bovespa, resultado da fusão, em 2008, da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Lista das principais Bolsas de Valores por Capitalização de Mercado

  Intercâmbio

  Localização

  Valor de mercado.*

NYSE

EUA

26.11

Nasdaq

EUA

22.42

Bolsa de Valores de Xangai

China

7,37

Bolsa de Valores de Tóquio

Japão

6,0

Bolsa de Valores de Shenzhen

China

5,33

Bolsa de Valores de Hong Kong

Hong Kong

4,97

Bolsa de Valores de Londres

Reino Unido

3,57

Bolsa de Valores Nacional da Índia

Índia

3,45

Bolsa de Valores de Toronto

Canadá

3,41

Bolsa de Valores da Arábia Saudita (Tadawul)

Arábia Saudita

3,20

Bolsa de Valores de Bombaim

Índia

2.22

Bolsa de Valores de Copenhague

Dinamarca

2.18

Bolsa de Valores de Frankfurt

Alemanha

2.17

SEIS Bolsa Suíça

Suíça

2.13

Bolsa de Valores da Coreia do Sul

Coreia do Sul

2.12

Euronext Paris Exchange

França

2.09


* em maio de 2022

 


Fonte: Horário de Negociação.

Ações

As ações são valores representativos de uma parcela (fração) do capital social de uma sociedade, negociáveis no mercado, e refletem a participação dos acionistas no capital social.

Uma ação  é um instrumento financeiro que representa a propriedade de uma empresa ou corporação e representa um direito proporcional sobre seus ativos (o que possui) e ganhos (o que gera em lucros). As ações também são chamadas de ações ou patrimônio líquido.

Possuir ações significa que um acionista possui uma fatia da empresa igual ao número de ações detidas como proporção do total de ações em circulação da empresa .

Há dois tipos básicos de ações: ordinárias e preferenciais. As ações ordinárias proporcionam aos seus titulares o direito de voto em assembleias gerais de acionistas e participação nos lucros da sociedade mediante o recebimento de dividendos. As ações preferenciais, ao contrário, não possuem o direito a voto, oferecendo em contrapartida algumas vantagens ou preferências, como a prioridade no recebimento de dividendos (muitas vezes em percentual mais elevado) e preferência no reembolso de capital em caso de dissolução da sociedade.

As ações são emitidas sob a forma nominativa, representada por uma cautela (certificado) cuja movimentação exige sua entrega a averbação em livro próprio da sociedade emitente, indicando o  nome do novo acionista; e escritural, em que não há a emissão de cautela e, em consequência, qualquer movimentação física de papéis. As movimentações das ações escriturais têm um controle tipo conta corrente, no qual são registradas as compras e as vendas realizadas pelos acionistas.
    
Os rendimentos das ações são variáveis, dependendo principalmente dos resultados apurados pela sociedade emitente e das condições de mercado e da economia. As principais vantagens dos acionistas são:
  • dividendos - representam parte dos resultados líquidos de uma sociedade apurados em determinado exercício social e distribuídos em dinheiro aos acionistas;
  • juros sobre o capital próprio - no Brasil, as empresas podem optar por remunerar os seus acionistas pelo pagamento de juros calculados sobre o capital próprio, em vez de distribuir dividendos com base nos lucros apurados. Esta forma de remuneração traz vantagens fiscais à empresa, dado que esses juros pagos, ao contrário dos dividendos distribuídos, são considerados como dedutíveis para efeitos de cálculo do Imposto de Renda. Há, porém, certas limitações e condições estabelecidas para essa forma de distribuição de resultados prevista na legislação específica;
  • bonificação - pode ocorrer bonificação em ações ou bonificações em dinheiro. Quando uma sociedade decide elevar seu capital social mediante a incorporação de reservas patrimoniais, emite novas ações que são distribuídas gratuitamente aos seus acionistas, na proporção das ações já possuídas. Em alguns casos, a sociedade pode decidir distribuir aos seus acionistas uma parcela adicional de sues lucros líquidos em dinheiro além dos dividendos declarados, denominada de bonificação em dinheiro;
  • valorização - é o ganho de capital que um acionista pode auferir pela valorização de suas ações no mercado;
  • direitos de subscrição - são direitos inerentes a todo acionista de adquirir (subscrever) todo aumento de capital na proporção das ações possuídas. Esses direitos podem constituir-se em outro tipo de remuneração aos acionistas. Como a subscrição não é obrigatória, o investidor pode negociar esses direitos no mercado (em bolsa de valores) auferindo um ganho no caso de o preço de mercado apresentar-se valorizado em relação ao preço de subscrição.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem