O que são finanças corporativas

O que é Finanças Corporativas?

As finanças corporativas são do subcampo das finanças que lida com a forma como as empresas abordam as fontes de financiamento, a estruturação de capital, a contabilidade e as decisões de investimento.


As finanças corporativas geralmente se preocupam em maximizar o valor para o acionista por meio de planejamento financeiro de longo e curto prazo e da implementação de várias estratégias. As atividades de finanças corporativas variam de investimento de capital a considerações fiscais.


As funções das finanças corporativas

As finanças corporativas desempenham um papel vital em todos os negócios. Independentemente do tamanho ou tipo de operações de negócios, todas as empresas buscam otimizar seu braço de financiamento corporativo pra distribuição ideal de riqueza e geração de retorno. 

A primeira função das finanças corporativas, aquisição de recursos, refere-se à geração de recursos de fontes internas e externas ao menor custo possível para a corporação. Duas categorias principais de recursos são a equidade( ou seja, patrimônio dos proprietários  ) e responsabilidade . Exemplos de capital próprio são os rendimentos da venda de ações, retornos de investimentos e lucros retidos. Os passivos incluem empréstimos bancários ou outras dívidas , contas a pagar, garantias de produtos e outros tipos de compromissos dos quais uma entidade obtém valor.


A alocação de recursos, a segunda função das finanças corporativas, é o investimento de fundos com a intenção de aumentar a riqueza dos acionistas ao longo do tempo. Duas categorias básicas de investimentos são ativo circulante e ativo permanente. Os ativos circulantes incluem caixa , estoque e contas a receber. Exemplos de ativos fixos são edifícios, imóveis e máquinas. Além disso, a função de alocação de recursos se preocupa com ativos intangíveis, como fundo de comércio, patentes , trabalhadores e marcas.

As finanças corporativas enfatizam o desejo de maximizar a solidez financeira de uma empresa e seus acionistas. Os departamentos que trabalham neste ramo de finanças gerenciam principalmente as atividades financeiras de uma empresa. Eles tomam decisões cruciais sobre orçamento organizacional, investimentos e alocação de capital.

Por exemplo, em uma empresa de investimentos imobiliários, o departamento calcula os requisitos de capital para adquirir ativos. Eles também se concentrarão em encontrar fontes eficientes de capital para aquisição de ativos usando cálculos apropriados. Tais decisões determinam a estrutura de capital de uma organização, ou seja, se deve financiar por dívida ou patrimônio ou uma combinação de ambos. Outro aspecto deste segmento inclui a garantia de gestão de capital de giro.


A diferença entre finanças e contabilidade corporativa

Às vezes, a diferença entre finanças corporativas e contabilidade corporativa pode ser confusa. No entanto, a principal distinção entre os dois é que a equipe de finanças se concentra na formulação da estratégia, planejamento, direção e execução das estratégias financeiras de uma organização. Principalmente, eles fornecem um plano para o desempenho futuro.

Em contrapartida, a contabilidade normalmente se concentra em analisar, registrar, tabular e relatar as finanças da empresa. Ou seja, mede o desempenho passado.


1 Comentários

Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem