Entenda um pouco mais sobre a Rio +20



A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência terá dois temas principais:

  • A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
  • A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. 

  • Minhas críticas:
Em primeiro lugar, se estamos aqui 20 anos depois sediando mais uma conferência sobre o mesmo assunto, significa que à anterior não teve o grau de comprometimento necessário dos governos para que os acordos saíssem do papel, nesse caso, necessitamos que se tenha um maior comprometimento dos líderes mundiais em cumprir os acordos assinados na reunião e que esses acordos sejam de fato suficiente para termos uma melhora na forma como a sociedade está explorando os recursos naturais. 


2 Comentários

  1. É isso ai Diogo, mas há muitas controvérsias e ainda falta muito para se chegar há um consenso comum. Estou torcendo para que hajam ações concretas e o cumprimento desses acordos por todas as nações presentes na Rio+20.

    Odete - Projeto AJO Ambiental

    ResponderExcluir
  2. A conferência está tratando de assuntos que podem influenciar muitas áreas além da sustentabilidade, mas notasse falta de comprometimento de líderes que poderiam ajudar muito na busca pela exploração sustentável do planeta. Um exemplo desse desinteresse é a não vinda do presidente americano, da chanceler alemã e do primeiro ministro da inglaterra, autoridades que possuem forte influência na economia mundial.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem