Opções


No sentido mais genérico, uma opção pode ser vista como um instrumento que confere ao titular a oportunidade de comprar ou vender um ativo específico, a um determinado preço, em uma data de vencimento estipulada ou antes dela. As opções talvez sejam o tipo mais popular de derivativo. Atualmente, o interesse maior está voltado para as opções de compra ou venda de ações ordinárias. O desenvolvimento de bolsas de opções, que representam títulos em si mesmas, criou mercados em que elas podem ser negociadas. As três formas básicas de opções são: direitos, warrants e opções de compra (call) e venda (put).

Opções de compra (calls) e de venda (puts)

Os dois tipos mais comuns de opções são as de compra e as de venda. Uma opção de compra (call) consiste na compra de um número especificado de ações (normalmente, 100), em certa data ou antes dela, a um preço predeterminado. As opções de compra costumam ter prazo inicial entre um e nove meses, podendo chegar a um ano. O preço de exercício é aquele ao qual o titular da opção pode comprar um número especificado de ações, a qualquer tempo antes da data de vencimento da opção. É, de modo geral, fixado no nível ou próximo do preço corrente de mercado da ação na data de lançamento da opção. Por exemplo, se as ações de uma empresa estiverem sendo negociadas a $50, uma opção de compra da ação, lançada agora, provavelmente terá seu preço de exercício fixado em $ 50 por ação. É preciso pagar um preço especificado (normalmente, algumas centenas de reais) para adquirir uma opção de compra.
Uma opção de venda (put) consiste na venda de um número especificado de ações (normalmente 100), em uma data futura especificada ou antes dela, a um determinado preço de exercício. Tal como ocorre com a opção de compra, o preço de exercício da opção de venda é fixado nas proximidades do preço de mercado da ação subjacente no momento da emissão. Os prazos e custos assemelham-se aos das opções de compra.


fonte: Princípios da Administração Financeira / Lawrence J. Gitman - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem