Alavancagem


A palavra “alavancagem”, derivada do conceito de alavanca da física, é utilizada para indicar a obtenção de um resultado final em uma relação mais do que proporcional ao esforço empregado. A alavancagem caracteriza-se quando, dado um determinado aumento de volume (do nível de atividade), a empresa obtém um aumento maior no lucro. Essa possibilidade ocorre quando existem custos e despesas fixas dentro da empresa. Os juros pagos ao capital de terceiros são considerados despesas fixas. Como também há custos fixos operacionais, existe a possibilidade de termos a alavancagem operacional e a alavancagem financeira. A junção das duas alavancagens dá a alavancagem da empresa ou alavancagem combinada.


Alavancagem Operacional

Alavancagem operacional é a possibilidade de um acréscimo percentual, no lucro operacional, maior do que o percentual obtido do aumento das vendas.
A alavancagem operacional é um instrumento gerencial de otimização de gastos fixos, pelo aumento do volume. Quanto maior a incidência de gastos fixos, maior a possibilidade de alavancagem operacional. A alavancagem operacional traz o risco operacional. O risco, nesse caso, caracteriza-se quando, ao invés de aumento do volume, ocorre a sua redução, prejudicando o resultado operacional da empresa.


Alavancagem Financeira

Alavancagem financeira significa a possibilidade de os acionistas da empresa obterem maiores lucros para suas ações, com o uso mais intensivo de capital de terceiros, ou seja, empréstimos. O fundamento da alavancagem financeira é que os juros são custos fixos, e, portanto, permitem o fenômeno alavancagem. Como sempre, no dilema risco x retorno, todo fenômeno alavancagem, baseado em custos fixos, tem a sua contrapartida negativa, que é o risco. Assim, a alavancagem financeira traz também o risco financeiro.
O fato de os juros serem um custo fixo permite duas possibilidades de alavancagem financeira, que podem ser utilizadas conjuntamente.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem