10 empresários geniais


Alexander Graham Bell e o "Telégrafo acústico"
São Paulo - Seu “telégrafo acústico” entrou para a história com um nome bem mais popular – telefone. Esta foi apenas uma de suas invenções, registradas em 30 patentes próprias ou com colaboradores.
Bell não foi apenas um inventor genial – foi também o fundador da Bell Telephone Company, em 1877. A empresa foi adquirida no final do século XIX pela American Telephone and Telegraph Company, conhecida hoje como AT&T.


Henry Ford e a nova linha de produção

Ele não inventou, propriamente, o automóvel, mas o seu famoso modelo Ford T revolucionou a indústria automotiva. De quebra, Ford inventou também a linha de produção, em que cada operário se especializou em realizar uma pequena e simples tarefa – o que acelerou o todo o processo fabril.

Werner von Siemens, o inventor do motor elétrico

Além de aperfeiçoar o telégrafo, esse misto de inventor e empresário ficou conhecido
também por criar o motor elétrico. Depois disso, fundou, em 1847, a Telegraphen-Bauanstalt von Siemens & Halske.
Em 1966, ainda sob o comando de seus descendentes, a empresa ficou conhecida simplesmente por Siemens AG.


Thomas Edison, o ícone dos inventores e empresários

É o empresário-inventor-revolucionário por excelência. Com 1.300 patentes registradas, Edison praticamente criou o mundo moderno: desenvolveu a energia elétrica, a lâmpada, o fonógrafo (o bisavô do iPod), e ajudou a criar o cinema falado.
Tudo isso, ao mesmo tempo em que fundava, em 1890, a Edison General Electric. Mais tarde, conhecida apenas como General Electric.


Levi Strauss vestiu o mundo

Esse alemão de origem judaica imigrou para os Estados Unidos aos 18 anos, junto com a família. Ok, ele não foi um inventor em série, mas criou algo que mudou a forma de nos vestirmos até hoje – a famosa calça jeans.
A patente da primeira calça foi concedida pelo governo americano em maio de 1873. Nascia, ali, a marca de roupas Levi’s, e o jeans começava a ganhar o mundo.


Sam Walton inventa um novo modo de comprar

Sam Walton não tem patentes registradas no seu nome, mas nem por isso deixa de ser um revolucionário. Quando abriu sua primeira loja do Walmart, em 1962, no Arkansas, Walton estava lançando as bases de um modelo de varejo que vive até hoje - os grandes hipermercados de desconto.
Seu segredo foi desenvolver uma estrutura logística bem afinada. O primeiro ponto foi abrir lojas próximas, o que facilitava a distribuição dos produtos. Outra parte foi inovar no controle de estoques - o que lhe permitiu ser mais eficiente que a concorrência, negociando volumes mais precisos de mercadorias e conseguindo margens mais precisas. Por último, já é folclórica a rigidez com que controla os gastos na empresa, a ponto de colocar executivos em classes econômicas nas viagens aéreas.

Walt Disney animou os cinemas

O pai do Mickey Mouse foi o pioneiro da indústria de animação, em um tempo em que o cinema ainda engatinhava. O mundo deve a Disney não apenas a criação de personagens como o Pato Donald e o Tio Patinhas, mas também muito das inovações em desenhos animados para TV e cinema – além de praticamente inventar os parques temáticos, no formato como o conhecemos hoje.
 

Larry Page e Sergey Brin e o Google

Pioneiros do desenvolvimento da internet, Page e Brin revolucionaram o modo como buscamos informações na rede, ao criarem o Google, em 1998.
“Tudo” o que fizeram foi desenvolver um algoritmo de buscas mais eficiente que o da concorrência. Fácil? Então tente.


Mark Zuckerberg e as formas de se relacionar

O hall dos inventores empresários conta, também, com Zuckerberg, um gênio com dificuldades de relacionamento que, ironicamente, criou uma nova forma de rede social – o famoso Facebook.
Hoje, a ferramenta conta com mais de 700 milhões de membros.


Steve Jobs e seu lugar na história

Macintosh, iPhone, iPod, iPad... aos 56 anos, Jobs já se tornou uma lenda viva do mundo da tecnologia, devido às inovações que trouxe para os aparelhos eletrônicos. A Apple foi fundada em 1976, na garagem de sua casa.
Desde então, sua capacidade de aliar criatividade e tino comercial a transformaram numa gigante – cujo comando, agora, foi entregue a Tim Cook.



Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem