Dicas para montar um e-commerce (loja virtual)


Iniciar seu próprio negócio de comércio eletrônico é um empreendimento emocionante, especialmente se você sonhou com a liberdade de ser seu próprio patrão. Se você é habilidoso ou tem talento para vender, então a rota empreendedora pode ser uma ótima opção para você.

Levantar um negócio do chão é um trabalho árduo. Requer perspicácia nos negócios, criatividade e disciplina para dar os passos necessários para colocar sua ideia lá fora. Mas pode ser uma jornada muito interessante e gratificante.
O e-commerce é oficialmente definido como transações comerciais realizadas eletronicamente pela internet (você sabe, comércio eletrônico).

Em outras palavras, o comércio eletrônico é simplesmente a compra ou venda de qualquer coisa online.

De bens físicos como camisetas, latas de torta e cabanas de caranguejo eremita, a serviços como cursos e consultoria on-line, a bens digitais como software e e-books, comércio eletrônico é a palavra que resume a compra ou venda on-line.

Investir em uma loja virtual é uma boa opção para quem deseja iniciar um negócio ou mesmo fazer com que a empresa cresça. Por isso, é uma opção atrativa para os empreendedores.

Assim como iniciar qualquer negócio, aprender como iniciar um negócio de comércio eletrônico nem sempre é fácil - mas configurar, lançar e manter sites onde empreendedores, designers e criadores de todos os tipos podem vender seus produtos é mais viável agora do que nunca.

As empresas de comércio eletrônico – que são empresas que transmitem bens, serviços e fundos pela Internet – variam em tamanho e escopo, de gigantes do varejo como Amazon a sites de artesanato Etsy. As compras online são apenas uma das muitas áreas que tiveram um grande crescimento nos últimos cinco anos.

De acordo com o Sebrae, pensando em auxiliá-lo em ter um e-commerce de sucesso, separamos cinco dicas fundamentais, confira.

>>> Conheça o mercado digital

Vender em loja física é muito diferente que vender em loja online. Um fator que merece destaque e atenção é o preço do seu produto. A venda na internet exige cuidado com outros aspectos. Por exemplo: custo da hospedagem do site, taxa cobrada pelo meio de pagamento que vai escolher, prazo para o dinheiro entrar na sua conta, custo da transportadora e vários outros. Isso não significa que vender pela internet é mais caro que pela loja física. São apenas custos e dinâmicas diferentes.

>>> Organize o site

Você não precisa contratar uma superequipe especialista em tecnologia para colocar o seu site no ar. Existem plataformas prontas que podem ser o pontapé inicial para o seu mundo online: Shopify, Wix, Nuvemshop, entre outros. Nelas, você pode montar o seu site de forma bem intuitiva e com a cara da proposta da sua marca.

>>> Conheça seu cliente

Uma grande vantagem de vender na internet é conhecer seu consumidor de forma mais prática e fácil. Você pode conversar com ele por mensagem direta ou rede social. Outra forma de entender melhor o seu cliente é olhar sites e redes sociais do seu concorrente: se no ramo em que atua houver alguma outra loja ou marca que venda na internet há muito tempo, observe o que esses consumidores estão comentando. Isso vai ajudar a pegar algumas informações e entender melhor os hábitos de compra. Evite repetir o que faz o seu concorrente. Busque apenas referências e seja criativo e inovador ao aplicar o aprendizado no seu negócio.

>>> Desenvolva estratégias de marketing

Os investimentos em estratégias de marketing podem ser determinantes para o sucesso do seu e-commerce. É preciso saber vender o produto ou serviço e ser persuasivo o suficiente para convencer o cliente de que o seu negócio é de qualidade. E na internet é possível testar.

Você pode divulgar os dois anúncios ao mesmo tempo e no mesmo período para analisar qual deles está gerando mais vendas para o seu negócio. Depois, é só tirar do ar aquele que não está trazendo bons resultados.

>>>Entenda sobre logística e estoque no e-commerce

A logística do e-commerce tem características diferentes. Já que o cliente não vai até sua loja pegar o produto, ele espera recebê-lo no endereço solicitado. Por isso é importante ficar atento a como melhorar seus processos de logística.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae sobre as principais dificuldades de gestão de um e-commerce, a logística foi apontada como o segundo maior obstáculo encontrado na administração do comércio virtual.


Mais dicas para montar seu e-commerce


>>>Escolha um nome e obtenha seu domínio

Seu domínio - também chamado de URL - é seu endereço na web. Esta é a "casa" do seu site na internet e o que os compradores inserem na barra do navegador para visitar seu site.

Escolher um bom nome de domínio é importante tanto para a sua marca quanto para o sucesso geral. Se possível, selecione uma empresa e um nome de domínio que esteja intimamente ligado ao que você vende.

Ao usar palavras-chave descritivas ou frases-chave em sua empresa e nome de domínio, seus clientes sabem o que você vende antecipadamente, além de ajudá-lo a ter uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa, o que é crucial para a estratégia de SEO da sua empresa.

>>> Escolha sua plataforma de comércio eletrônico

É aqui que seu site "mora" online e você tem muitas opções para escolher. Existem plataformas gratuitas com recursos limitados e lojas quase gratuitas criadas no WordPress.

Você pode adicionar recursos de comércio eletrônico a construtores de sites populares ou optar por uma plataforma de comércio eletrônico dedicada que pode suportar um crescimento ilimitado.

Neste ponto, você preencheu a papelada necessária para se registrar e iniciar legalmente seu negócio de comércio eletrônico. Desta forma, a maioria dos nossos passos até agora espelharam o processo de iniciar um negócio físico. Agora, no entanto, em vez de procurar um local e se preparar para montar sua loja física, você começará a criar seu site e loja online.

Como uma vitrine física, este site será a cara do seu negócio – é o que seus clientes verão primeiro e o que eles usarão para navegar e comprar seus produtos ou serviços. Com isso em mente, criar seu site será uma das partes mais importantes para iniciar seu negócio de comércio eletrônico. Você deve considerar alguns pontos diferentes ao desenvolver sua vitrine on-line:

Primeiro, você deve pensar em seu nome de domínio, como mencionamos acima. Você deseja que seu nome de domínio (pelo menos) corresponda ao nome da sua empresa. Nessa linha, e talvez sua decisão mais importante seja escolher uma plataforma de e-commerce.

>>> Planeje e construa seu site de comércio eletrônico


Seu site é sua vitrine – você não quer que clientes em potencial cheguem, olhem ao redor e saiam imediatamente.

Pense no título e na meta descrição do seu site como sua exibição de janela. Você quer que a descrição seja atraente o suficiente para vencer a concorrência e fazer com que os usuários cliquem no seu site.

Sua página inicial é a primeira coisa que os visitantes veem quando chegam (ou entram). O que você apresentará para fazê-los continuar rolando? Talvez seja a sua última oferta ou uma imagem marcante da sua última campanha, ou talvez seja um CTA simples, mas atraente, que atrairá a curiosidade.

Os usuários devem poder navegar em seu site sem problemas, com pouco atrito. Isso requer muito planejamento, design e iteração.

Você precisará reunir os seguintes elementos e informações para criar o site da sua empresa:

- Logo e imagem da marca

Todas as plataformas de comércio eletrônico permitem que você crie um logotipo de tipo simples, ou você pode usar uma plataforma de terceiros como o Canva para criar seu próprio logotipo usando modelos de logotipo gratuitos.

- Fotos, descrições e dados do produto

Considere esta lista de verificação de informações para incluir em seu site, além de algumas dicas para ajudá-lo a comercializar produtos de forma eficaz:

Ótimas fotos de produtosvocê pode capturar ótimas fotos de produtos com um pouco de criatividade e uma câmera de celular. Certifique-se de tirar fotos de vários ângulos e mostrar seus produtos em uso, se possível.


Vídeos de produtos: Vídeos autênticos do mundo real são ferramentas de vendas comprovadas e você também pode capturá-los com seu celular.


Descrições detalhadas de produtos: crie ótimas descrições de produtos que cubram todos os detalhes. Inclua o tamanho, peso e material de cada produto que você vende e adicione respostas às perguntas mais frequentes. Use palavras-chave em títulos e descrições de produtos onde faz sentido alcançar a classificação do mecanismo de pesquisa.


Opções de produtos: opções como tamanho e cor são chamadas de variáveis, e as plataformas de e-commerce permitem que você crie múltiplas variáveis para itens que vêm em diferentes tamanhos, cores, etc.


SKUs de produtos: certifique-se de ter suas unidades internas de manutenção de estoque , ou SKUs, além dos códigos de qualquer fabricante à mão. Às vezes, os compradores pesquisam usando o código de um fabricante, portanto, é bom incluí-los nos dados do produto.


Preços de produtos: muitas plataformas de comércio eletrônico oferecem opções de preços de item único e de grupo, além de preços de venda e desconto. Alguns até permitem que você acompanhe os custos do produto para relatórios.


Tamanho e peso do item: as plataformas de comércio eletrônico usam o tamanho e o peso do item para determinar os custos de envio em tempo real e imprimir etiquetas. Isso é opcional, mas pode ser uma economia de tempo útil que automatiza seu processo de envio.


Estoque: insira um valor de estoque para cada item e sua plataforma de comércio eletrônico rastreará seu estoque à medida que os produtos forem sendo vendidos.
>>> A tua história

Esta é a sua chance de se conectar com potenciais compradores, então faça a seção "Sobre nós" do seu site cantar. Compartilhe sua jornada pessoal e embeleze-a com fotos e vídeos e torne-a divertida e envolvente para manter os compradores voltando para mais.
>>> Páginas de atendimento ao cliente

Um ótimo atendimento ao cliente faz com que os compradores voltem, então use a página de atendimento ao cliente do seu site de comércio eletrônico para definir claramente as expectativas. Os elementos-chave aqui incluem:

Taxas e tempos de envio: indique o prazo médio de entrega, as taxas cobradas e os tempos médios de entrega.

Devoluções e trocas: cubra sua política de devoluções e indique claramente quem paga pelo frete de devolução.

Política de privacidade: Por lei, você deve incluir uma política de privacidade em seu site e a maioria das plataformas de comércio eletrônico fornecem uma declaração geral que você pode inserir.




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