Os cálculos de ROI são simples e podem ajudar os investidores a decidir se aceitam ou ignoram uma oportunidade de investimento. O cálculo também pode indicar o desempenho do investimento até o momento. Quando o ROI de um investimento é positivo ou negativo, pode ser um indicador importante para os investidores do valor do seu investimento.
Usando a fórmula do ROI, os investidores podem distinguir investimentos de baixo desempenho de investimentos de alto desempenho. Com essa abordagem, investidores e gestores de carteiras podem tentar otimizar seus investimentos.
O retorno sobre o investimento (ROI) é um índice financeiro que calcula o que um investidor ganhará em relação ao custo de seu investimento. Geralmente é medido como lucro líquido dividido pelo custo original de capital do investimento. Quanto maior o índice, maior o ganho.
Como calcular o ROI?
Existem vários métodos para calcular o ROI. O mais comum é o lucro líquido dividido pelo custo total do investimento, ou ROI = Lucro líquido / Custo do Investimento x.
Como exemplo, tomemos uma pessoa que R$ 90 em um empreendimento comercial e gastou R$ 10 adicionais pesquisando o empreendimento. O custo total do investidor seria se R$100. Se esse empreendimento gerasse R$300 em receita mas tivesse R$100 em pessoal e custos regulatório, então o lucro líquido seria se R$200.
Usando a fórmula acima o ROI seria R$200 dividido por R$100, para um quociente de 2. Como o ROI é mais frequentemente expresso como uma , o quociente deve ser multiplicado por , portanto esse ROI do investimento é 2 x 100 ou 200%.
Compare isso com outro exemplo: Um investidor colocou R$10.000 em um investimento sem incorrer taxas ou custos associados. O lucro líquido da empresa foi de R$15.000. O investidor lucrou R$5.000, que é significativamente maior do que os R$200 gerados no primeiro exemplo. No entanto o ROI oferece uma visão diferente: R$15.000 dividido por R$10.000 é igual a 1,5 que em porcentagem representa 150%.
Embora a Primeira estratégia de investimento tenha produzido menos reais, o ROI mais alto indica um investimento mais produtivo.
Outro método possível para calcular o ROI é o ganho de investimento dividido pela base de investimento, ou ROI = ganho de investimento / Base de investimento. Existem inúmeras outras maneiras de calcular o ROI. Portanto, ao discutir ou comparar ROIs entre departamentos ou negócios, é importante esclarecer qual equação foi usada para determinar o percentual. Cada equação pode medir um conjunto específico de investimentos. O ROI é mostrado como uma porcentagem em vez de uma proporção para facilitar o entendimento.
Como você interpreta os cálculos de ROI?
O ROI pode ser usado para avaliar diferentes métricas, que ajudam a determinar o quão lucrativo é um negócio. Para calcular o ROI com a maior precisão, os retornos e os custos totais devem ser medidos.
Quando os cálculos de ROI tem uma porcentagem de retorno positiva, isso significa que o negócio - ou a métrica de ROI que está sendo medida - é lucrativa. Enquanto isso, se o cálculo tiver uma porcentagem de ROI negativa, isso significa que o negócio - ou a métrica de ROI que está sendo medida - deve mais dinheiro do que está sendo ganho. Em suma, se o percentual for positivo, o negócio está gerando lucro. Caso o percentual for negativo, o negócio está gerando prejuízo.
O uso do retorno sobre o investimento
O valor do retorno sobre o investimento, uma vez calculado, tem muitas utilidades tanto para o investidor quanto para o lojista. Para investidores Essas informações informam o ROI potencial ao procurar um lugar para investir seu dinheiro. Ao comparar o retorno do investimento de uma loja de roupas com o de um varejista de calçados, você notará onde seu dinheiro terá mais retorno. Para um boutique você pode usar o valor do ROI de ir ao mercado procurando investidores. Ao mostrar que um investidor pode obter 20 % ao longo da vida útil do dinheiro na loja o dono da loja torna a loja atraente para investimento.
O contrário também é verdade. Se o ROI for muito baixo, ou em alguns casos zero ou negativo, então o negócio não parece muito atraente para o investidor e o proprietário precisa ver como está o negócio. Ao contrário do lucro o ROI é um indicador claro do desempenho de um boutique ao longo do tempo.
Não é tão fácil quanto você pensa.
Uma simples leitura de um valor de ROI pode ser enganosa. O tempo também é um fator importante quando se pensa em investir em um negócio. Por exemplo, um ROI de 30 % de uma loja parece melhor do que um ROI de 20 % de outra loja. Os 30 %, no entanto, podem durar mais de três anos, ao contrário dos 20 % de apenas um, então um investimento de um ano é obviamente a melhor opção. Por outro lado, um investimento de um ano pode ser mais arriscado do que um investimento de três anos, e os investidores podem optar por investir por um prazo mais longo.
CONCLUSÕES
- O retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica de lucratividade popular usada para avaliar o desempenho de um investimento.
- O ROI é expresso como uma porcentagem e é calculado dividindo o lucro líquido (ou perda) de um investimento por seu custo ou desembolso inicial.
- O ROI pode ser usado para fazer comparações completas e classificar investimentos em diferentes projetos ou ativos.
- O ROI não leva em consideração o período de retenção ou a passagem do tempo e, portanto, pode perder os custos de oportunidade de investir em outro lugar.